Ultima atualização 20 de setembro

Setembro amarelo reforça importância da saúde mental dentro das organizações

Com número de casos de transtornos mentais crescendo ao redor do mundo, empresas devem investir em ações que cuidem do psicológico dos funcionários

EXCLUSIVO – A campanha “Setembro amarelo” marca a prevenção a um problema de saúde mundial considerado grave: o suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente ações voltadas para a conscientização do assunto. Segundo dados da entidade, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo, com 96,8% dos casos relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de suicídio diminuíram 36% em todo o mundo entre 2000 e 2019, mas aumentaram 17% na região das Américas no mesmo período. Portanto, a promoção da importância da saúde mental e bem-estar deve fazer cada vez mais parte da rotina dos Recursos Humanos nas empresas, principalmente depois da pandemia.

Na Sharecare, foi desenvolvido um programa de saúde mental em parceria com a GHR (Gattaz Health & Results). A empresa uniu sua capacidade de desenvolver jornadas digitais de saúde ao conhecimento e experiência da GHR em saúde mental. A ação é baseada em linhas de cuidado com assistência psiquiátrica e psicológica, conteúdo informativo específico para cada transtorno, interação por chat, seguimento dos pacientes por equipes de saúde e pronto-atendimento digital 24×7, estando disponível para todos os clientes e funcionários.

“Quando queremos extrair qualidade do tema de saúde mental, o assunto é complexo e requer especialistas para uma abordagem ampla. Há questões pessoais envolvidas, como o lazer de cada um, a condição financeira, familiar, de moradia, entre outras. Por outro lado, temos questões laborais como a função desempenhada, clima organizacional, cobranças para as entregas, condições para se desenvolver o trabalho, descanso e muito mais. Costumo dizer que não há receita pronta, mas este tipo de ação certamente passa pela elaboração de um bom projeto direcionado às características e necessidades da empresa. Somente a partir deste ponto é que implantamos as ações”, afirma Henrique Serra, diretor de Produtos e Tecnologia e diretor médico da companhia.

Telegram para post

Os transtornos mentais e emocionais são a terceira causa de afastamento do trabalho. Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença acidentário devido a essas doenças avançaram em quase em 20 vezes, segundo o Ministério da Previdência Social. Somente em 2020, foram concedidos 26.327 benefícios para trabalhadores que apresentaram episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos.

O Seguro PASI oferece a Central de Amparo PASI, que disponibiliza profissionais especializados para atendimentos através da “Assistência Psicológica”. Uma vez inserida nos benefícios do plano contratado, essa assistência fica disponível para os segurados e seus familiares. Ela também pode ser utilizada pelos RHs das empresas e seus gestores. Os atendimentos são realizados de forma remota e são ilimitados, de segunda a sábado das 8 às 21 horas. “Um dos grandes desafios enfrentados no tratamento desses casos é que nem sempre o suicida está apto ou disposto a buscar ajuda. E é nestes casos que se torna tão importante a ampla discussão do tema junto à Sociedade, já que um rápido diagnóstico, aliado à correta orientação profissional logo que sejam identificados sinais, têm grande potencial de obtenção de sucesso. Por isso, é sempre muito importante estimularmos e ampliarmos o debate sobre essa temática através de conversas, campanhas, e palestras, disseminando a informação”, diz André Araújo, gerente de Relações Institucionais da empresa.

Já na SulAmérica, os clientes do seguro de vida e da carteira de saúde contam com acesso à plataforma Psicólogo na Tela, serviço de consulta virtual por videoconferência com psicólogos. Para acessar ao serviço, basta ter o pedido médico em mãos e baixar o aplicativo da companhia, agendando a seção em qualquer hora e qualquer lugar. Além disso, a organização também oferece a iniciativa Única Mente, na qual a seguradora analisa as organizações e elabora um mapeamento emocional dos colaboradores. “Temos uma estratégia de gestão de saúde de cuidado coordenado, o que está em linha com o nosso conceito de ‘Saúde Integral’. Nosso principal objetivo é proteger o indivíduo como um todo, e não adianta uma empresa investir em comunicação sobre saúde mental se o colaborador não se sente seguro. É dever dos RH’s estimular uma melhor qualidade de vida e auxiliar na criação de um ambiente colaborativo”, ressalta Raquel Imbassahy, diretora de Gestão de Saúde Populacional da companhia.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock