Ultima atualização 23 de setembro

Seguro de vida: Conheça os seis mitos mais comuns

Embora a procura por esse produto tenha aumentado durante a pandemia, muitas pessoas não sabem exatamente como ele funciona

O seguro de vida ainda é pouco utilizado pelos brasileiros. Apenas 15% da população possui um seguro de vida, e, embora a procura por esse produto tenha aumentado durante a pandemia, muita gente não sabe exatamente como ele funciona. Quem pode resgatar? Custa muito caro? Vale a pena? Afinal, o que é mito e o que é verdade quando falamos sobre seguro de vida?

Confira, abaixo, as respostas para algumas das dúvidas mais comuns dentro desse universo.

1 – Seguro de vida só pode ser usado em caso de falecimento?

Mito. A cobertura básica oferecida pelo seguro de vida costuma ser a indenização em caso de morte do titular, mas também é possível, em muitos casos, personalizar o seu plano de acordo com suas próprias necessidades.

Além da cobertura principal do seguro de vida (falecimento do titular), também há planos que incluem:

– Cobertura por invalidez acidental;
– Assistência funeral;
– Despesas médico-hospitalares;
– Diárias por internação hospitalar ou incapacidade temporária;
– Doenças graves, dentre outros casos.

Por isso, engana-se quem pensa que só os beneficiários podem acionar o seguro. Em algumas situações, é o próprio titular quem recebe a indenização. Ou seja: se algo acontecer, você pode utilizar os serviços do seu seguro em vida.

2 – Custa caro?

Mito. Muitas pessoas pensam que contratar um seguro de vida é caro e não compensa. A verdade é que o produto é bem acessível e pode ser customizado com base no seu padrão de vida atual.

O preço de um seguro de vida depende da cobertura que você deseja, além de fatores relacionados ao seu estilo de vida e ao risco que ele representa. Vale dizer, também, que se no futuro você quiser alterar ou adquirir coberturas adicionais, é possível modificar o plano. Mas atenção: fique sempre de olho em custos que podem estar atrelados a qualquer mudança.

3 – Não vale a pena para quem é solteiro e sem filhos?

Mito. Ao contratar um seguro de vida, muitas vezes é possível incluir beneficiários que não sejam seus herdeiros ou familiares. Ou seja: se você é uma pessoa solteira sem dependentes e deseja que alguém receba a indenização do seguro, pode ser possível incluir um amigo, um parente ou até um vizinho.

Vale lembrar que existem situações em que você mesmo pode se beneficiar da cobertura e utilizar a assistência do seguro em vida, como em planos que oferecem cobertura para doenças graves, indenização por internação hospitalar ou mesmo a possibilidade de ter descontos na compra de medicamentos, por exemplo.

Telegram para post

4 – Não pode ser cancelado?

Mito. O seguro de vida pode, sim, ser cancelado. O que acontece em alguns casos é que, se o titular deixar de pagar, ele também deixa de ter acesso ao resgate. Isso vai depender das regras do seu plano, por isso é bem importante conferir todas as informações no momento da contratação.

Há situações em que a apólice pode ser modificada ou cancelada, inclusive com recebimento parcial do valor pago.

5 – Seguro de vida é para pessoas mais velhas?

Mito. O seguro de vida é um produto para pessoas de todas as idades. Isso porque a contratação de uma apólice pode ser feita para garantir a tranquilidade financeira do próprio segurado em situações imprevisíveis, como casos de invalidez, doenças graves e tratamentos de saúde.

Em outras palavras, a contratação de um seguro de vida pode ser uma maneira de garantir que, caso aconteça alguma coisa eventualidade e o titular (que também pode ser o beneficiáro) ficar incapacitado de exercer sua profissão, ele não estará desamparado financeiramente.

O mercado de seguros tem crescido muito nos últimos anos. Só em 2020, as contratações individuais tiveram uma alta de 26,2%, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Com o aumento da procura, as seguradoras têm investido cada vez mais em oferecer produtos alinhados com o que os consumidores desejam.

6 – Seguro de vida é para quem não tem planejamento financeiro?

Mito. O seguro de vida tem tudo a ver com vida financeira e pode ser encarado como um investimento. Ele é um produto que protege o seu patrimônio e garante tranquilidade financeira para aqueles que você ama.

Assim como vários outros tipos de planejamento financeiro voltados para emergências e imprevistos, ter um seguro de vida pode trazer segurança financeira para você e pessoas próximas caso algo grave aconteça. Isso significa que, se você falecer ou tiver algum problema de saúde grave, seus familiares ou amigos não ficarão desassistidos.

Além disso, a vantagem financeira de ter um seguro de vida é que os pagamentos são previamente planejados, diferentemente de uma situação de emergência, em que você pode ser pego de surpresa e precisar desembolsar um valor muito alto de uma vez só.

* Fonte: O Petróleo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock