Ultima atualização 09 de fevereiro

PMS2019: APP Educação Estratégica, case da Sicoob SC/RS

Case vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2019. Em 2021, o Prêmio irá reconhecer iniciativas de empresas de todas as áreas do mercado.

Case vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2019 – A corretora de seguros faz parte do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Santa Catarina/Rio Grande do Sul), uma instituição financeira que atende cerca de 4,4 milhões de cooperados, com mais de 400 agências espalhadas em 270 municípios e cerca de 42 mil funcionários.

Além de oferecer crédito, a empresa fornece consórcio, previdência, cartões e seguros, e foi criada em 2009 para atender a carência dos seus clientes quando o assunto é seguro. Atualmente, a corretora trabalha com as principais seguradoras do mercado, como Porto Seguro, Azul, Mapfre, Allianz, HDI, Liberty e Sicoob Seguradora.

No modelo de gestão de negócios da instituição, são encarados como clientes da corretora os próprios consultores de vendas da cooperativa financeira e os segurados, com atendimento sendo realizado por meio de uma estrutura centralizada que envolve os departamentos administrativo, comercial, desenvolvimento e de projetos.

Com objetivo de entender melhor as dificuldades dos clientes da empresa, a companhia indicou três funcionários mais experientes da área de desenvolvimento para que procurassem, pessoalmente, em todas as estruturas regionais, qual era a maior dificuldade na gestão da carteira.

Assim, os executivos participa- ram de um evento chamado Comitê de Orientação Estratégica (COES), no qual foi aberto um espaço para que as agências apontassem suas necessidades ou sugestões para o planejamento. Com essa oportunidade, os colaboradores mencionaram a grande necessidade de mais treinamentos e capacitação a distância, interatividade e comunicação mais fluída.

A área de Operações & Projetos da corretora ficou responsável pela pesquisa, implantação e entrega de uma solução. Foram envolvidos todos os setores da empresa que, em conjunto, definiram o fluxo do projeto. Durante esse processo, foram percebidos altos custos financeiros e humanos para a realização de eventos e cursos, riscos de deslocamentos de empregados e abrangência territorial.

O plano de implementação estruturado pelo setor de projetos foi dividido em três partes: BI (Business Intelligen- ce), aplicativo para relacionamento e atendimento. Também foi implementada a Escola de Seguros da corretora, que oferece treinamentos presenciais para os gerentes das agências do Sicoob, vídeos de instrução, manuais, ferramentas de comparativo e facilitadores de vendas. Mas, mesmo assim, a empresa não obtinha o retorno que esperava em vendas. De acordo com Marcel Evandro Bankow, diretor técnico e comercial da organização, “com todo esse processo, foi percebido que, por vezes, nem todas as informações chegavam à ponta, no caso, o funcionário da agência, e algumas eram recebidas de maneira errada, o que é natural pois havia uma corrente de pessoas eram envolvidas”. Contudo, seria custoso e muito trabalhoso para a empresa oferecer treinamento para esses colaboradores.

Por isso, o Sicoob começou a pesquisar fornecedores de ferramentas que solucionassem de maneira rápida e eficaz o problema. Primeiramente, a corretora buscou startups que sugerissem algo diferente e que suprissem as suas necessidades.

Telegram para post

Engajamento

Mesmo oferecendo uma pla- taforma de ensino à distância para os funcionários, a empresa percebeu que, da maneira que estava estruturado o sistema, não havia engajamento dos colaboradores.

“Começamos a pensar em alternativas para que esse novo sistema fosse eficaz e que realmente envolvesse quem tivesse lendo o conteúdo”, afirma Bankow.

No Google Campus de São Paulo estava incubada uma startup chamada Hondana, que fornece um chatbot interativo e que, por meio de perguntas e respostas, em pílulas de conhecimento que duram de 1 a 4 minutos por dia, en- sina técnicas de venda, teoria, condições gerais do seguro, campanhas e eventos para o usuário. Assim surgiu o app Quizz.

Misturando interação, bom humor e “gameficando” a educação, a companhia percebeu que os colaboradores estavam interagindo e acessando mais o conteúdo. Depois de instalado no celular e com acesso liberado pela Escola de Seguros do Sicoob, sempre que é gerada uma pílula de conhecimento um quiz é disparado e o app notifica o colaborador, dando 72 horas para acessar e responder as perguntas.

Toda interação do usuário é registrada, acertos, erros, engajamento e comentários, que retornam para a Escola, que pode definir reforços de capacitação específicos para empregados, agências, regiões ou até mesmo para toda rede, dependendo do resultado das respostas. Cada acerto do quiz gera 50 pontos para o colaborador. Caso o usuário erre, pela participação e para manutenção de engajamento, ele ganha 25 pontos. “Estar engajado é importante e por isso elaboramos esse esquema de pontuação, assim o funcionário não desiste caso não saiba responder alguma pergunta”, ressalta Flores Jr., analista responsável pelo projeto. Durante o semestre, os três primeiros colocados são premiados com brindes institucionais.

Segundo Bankow, a maior vantagem dessa educação estratégica para a organização é a comunicação direta com a última linha de atendimento, que é quem tem contato direto com o público da companhia. “A nossa maior dificuldade é que dentro da empresa há concorrência. A mesma pessoa que comercializa seguro vende também cartão de crédito, consórcio e uma série de coisas que acabam sendo mais rentáveis para o Sicoob. Quando há confiança, informação e motivação, as chances de negócios são potencializadas”.

Case vencedor do Prêmio Melhores do Seguro 2019. Em 2021, o Prêmio irá reconhecer iniciativas de empresas de todas as áreas do mercado. Veja o regulamento aqui.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock