Ultima atualização 08 de fevereiro

Conseguro 2021: como explicar seguro ao consumidor?

Painel da Conseguro mostrou os desafios da comunicação na sociedade, que pode ser capaz de transformar o consumidor em mídia

Os desafios da comunicação em uma sociedade em transformação foi o painel mediado por Antonio Penteado Mendonça na Conseguro 2021. Mendonça disse que é comunicador há mais de 30 anos e que nos primeiros 28 anos não se discutia questões de gênero, de raça e outras minorias. “O grande profissional não tem preconceito de informação”. Esta nova realidade é um desafio para anunciantes e criadores de conteúdo das novas mídias.

Hilaine Yaccob, antropóloga, foi uma das palestrantes e destacou que se educa para consumir, porque desde o nascimento até a morte há consumo envolvido, desde a parte prática até a simbólica e emocional. O consumo não é apenas comprar, mas presente também em termos de ideias e até distopias. “O brasileiro médio está sendo achatado pela economia em crise e está repensando sua necessidade de compra. Em uma sociedade ligada à tecnologia, o consumo do celular pode ser mais importante do que o feijão”, brincou a antropóloga.

Ela pontuou que as pessoas olham para as marcas como pessoas. Esperam pedidos de desculpas e esperam atitudes politicamente corretas. “Quanto mais original e autêntica, mais eficiente pode ser a publicidade”, informou Hiliane.

O publicitário Washington Olivetto afirmou que muita coisa mudou nos últimos anos, mas uma coisa não muda na comunicação: se não existir uma grande ideia, não há informação. “Quando a relação de comunicação era um monologo, as ideias se restringiam às mídias tradicionais. Com a multiplicação das mídias, a grande ideia tem a obrigação de ser grande em si, ser única em si, e ter capacidade de ganhar características de cada uma das mídias”, sentenciou.

No Brasil começou-se a acreditar na luta de classes entre online e offline, entre antigos e modernos. “Tudo isso tem que se somar e se transformar em uma coisa apenas para ser eficiente: grande busca da publicidade é transformar o consumidor em mídia, na melhor que existe”, garantiu o publicitário.

Os sonhos e anseios das pessoas continuam os mesmos, os meios é que mudaram. Umberto Eco disse há alguns anos que as mídias sociais deram vozes aos imbecis. Precisamos saber quantificar a relevância destas manifestações. “Difícil é fazer o popular com qualidade. Nós não existimos sem o consumidor e sem o anunciante. A melhor publicidade é aquela na qual não existe autor, que parece que foi o produto quem fez”. Olivetto ressaltou que a boa publicidade é extraída da vida.

Alexandre Nogueira, diretor da comissão de Marketing da CNseg e diretor da Bradesco Seguros,  disse que o mercado segurador tem um grande desafio, por ter uma ampla gama de atuação e é preciso atuar em todas as carteiras de maneira específica. “Assim como o consumo está presente do nascimento à morte, o seguro também está em todos estes momentos, protegendo as pessoas”, lembrou o executivo.

A maior parte das pessoas desconhece os benefícios do mercado de seguros, o que faz com que as pessoas procrastinem a contratação de uma proteção. As transformações da pandemia trouxeram à tona a reflexão sobre proteção, continuidade e planejamento para o futuro. “Isso ampliou a percepção de risco das pessoas. Precisamos estar preparados para amanhã, de olho no que acontece hoje”, ponderou Nogueira.

“O nosso mercado passou por momento em que ele fez a parte dele, entregando o produto que prometeu, principalmente nas áreas de saúde e vida. Temos que aproveitar este gancho para expandir o mercado, para que as pessoas percebam este produto como demandado”, completou o diretor da CNseg.

Hilaine lembrou que as pessoas responsáveis pela tomada de decisão devem sair mais do seu conforto, porque as pessoas só crescem na dor e só se desenvolvem no choque. “Quanto mais repertório de choque cultural e de reconstrução de si mesmo se cria, abre-se um território fértil para a criatividade, para chegar a todas as pessoas com repertório e acesso diferente. É preciso abrir e se abrir. É preciso saber porque a cultura existe e sua importância para um grupo de pessoas”, concluiu.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO