Ultima atualização 23 de agosto

Um caminho para o futuro através do cooperativismo

Cooperativismo, educação e inovação unidos para transformar a realidade de uma sociedade carente de conhecimento

Um mercado em constante renovação, dinâmico e disruptivo. Assim é o ambiente dos produtos voltados à saúde e assistência médica em todo o mundo. Inúmeras startups, consolidação de players, transformação digital revolucionando as relações com todos os stakeholders configuram uma nova trilha de gestão das pessoas e dos negócios, impulsionando o redesenho de todo o sistema para a manutenção de suas atividades, permitindo crescer de forma sustentável.

Diante de tantos desafios, as empresas do segmento saúde do país estão, em sua maioria, redefinindo suas estratégias e posicionamento de mercado. Atuante como um dos líderes de uma das maiores empresas de saúde suplementar do país, vivencio esse cenário e acompanho de perto o esforço que essa troca de pneu durante o voo nos exige. Um momento complexo, mas bastante positivo, no qual percebo enormes possibilidades para o desenvolvimento de ações relevantes tanto na transformação digital quanto na educação. Ambas são imprescindíveis para o atendimento às necessidades técnicas e profissionais do momento. Acredito que nunca tivemos uma conjuntura como a atual, onde tudo nos conduz à valorização da Pesquisa Científica, criando espaço para a inovação e para a pavimentação de trilhas de melhoria, que só a educação pode promover.

Uma instituição de educação de nível superior não se completa institucionalmente se não desenvolver a tríade ensino, pesquisa e extensão. Portanto, as empresas comprometidas com esses eixos precisam intensificar investimentos na educação corporativa e avançar decididamente na estruturação de melhores caminhos. Acredito que um deles é a pesquisa aplicada, fortalecendo e promovendo a inovação em cada empresa ou instituição, seja em seus produtos, serviços assistenciais, hospitais e demais nichos de atuação. Olhando além, são essas frentes que impulsionarão ainda mais empreendedorismo e a proliferação das startups. Estamos na era do conhecimento, da conectividade e do mundo digital. A pandemia despertou ainda mais a consciência da força que a cooperação pode alcançar.O mundo vai precisar voltar a atenção e dedicar energia no desenvolvimento econômico e social com um espírito mais contemporâneo, colaborativo e cooperativo.

Cooperativismo é intercooperação, não se coaduna com protagonismos autorais e exclusivistas. O ambiente atual exige que as organizações busquem o intercâmbio acadêmico e docente, mas não como um fim em si mesmo, mas de forma que esteja conectado com a estratégia do negócio e com a formação de quadros altamente qualificados que assegurarão o futuro, bem como, o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa.

O intercâmbio científico, bem planejado e organizado, é como uma “mola mestra” que pode fazer um país ou uma companhia dar um salto em termos de resultados e impactar exponencialmente suas bases de conhecimento e pesquisa.

Contudo, é impossível ser bom em tudo e ter recursos para tudo o tempo todo. É importante saber fazer escolhas e ter uma boa execução da estratégia. O cooperativismo da saúde reúne bons exemplos nesse sentido. Os modelos e resultados estão aí, disponíveis para inspirar mudanças em todos os sentidos.

* Por Fábio Leite Gastal, MD, PhD, superintendente de Novos Negócios na Seguros Unimed e diretor acadêmico da Faculdade Unimed

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO