Ultima atualização 10 de agosto

Seguro de Responsabilidade Civil Cibernética garante proteção de empresas

Segundo pesquisa divulgada pela BluePex, apenas 4% das pequenas e médias empresas no Brasil já estariam totalmente preparadas e adequadas à LGPD

Segundo pesquisa divulgada pela BluePex, apenas 4% das pequenas e médias empresas no Brasil já estariam totalmente preparadas e adequadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A medida, que entrou em vigor em setembro de 2020, começará a aplicar as sanções a partir de agosto de 2021 e estabelece regras de coleta e tratamento de informações pessoais, de empresas e instituições públicas; assegura o direito à privacidade; fortalece a segurança jurídica, além de definir as responsabilidades de quem processa os registros e outros. As principais áreas afetadas pela perda de dados são: instituições financeiras, saúde, educação, varejo online e empresas públicas.

Como uma forma de auxiliar as empresas que já se adaptaram à nova lei e as que ainda estão implementando novos protocolos de proteção de dados, existe no mercado o seguro Responsabilidade Civil Cibernética, que oferece cobertura caso um terceiro busque indenização à empresa segurada em determinadas situações. Luiz Carlos Gama Pinto, diretor executivo da corretora de seguros Bancorbrás, aponta que as empresas brasileiras ainda estão se adaptando a essa nova realidade. “Com o seguro, os empresários podem evitar possíveis prejuízos e impacto na credibilidade da empresa”, afirma.

O seguro de Responsabilidade Civil Cibernética oferece cobertura em casos de: violação de informações pessoais e corporativas; ato, erro ou omissão na segurança de dados, lucros cessantes; despesas para a substituição de equipamento digital; e multas. Além disso, Luiz Carlos também aponta que o cliente tem a opção de incluir na apólice coberturas especiais como: pagamento de qualquer perda por extorsão sofrida pelo segurado, como resultado de ameaça de segurança; indenização em caso de distribuição de material que resulte em uma infração de direitos autorais; e cobertura para lucro que teria sido obtido e despesas operacionais em caso de falha de segurança que tenha causado interrupção ou suspensão dos negócios. “Tudo isso é um meio de a empresa se proteger caso algum ataque cibernético aconteça”, diz.

Telegram para post

Além do seguro, as empresas também precisam realizar manutenções preventivas a fim de evitar ataques que violem os dados dos colaboradores e clientes. Segundo Raul Oliveira, profissional de TI da empresa brasiliense Tecnisys, é necessário seguir boas práticas de segurança. “Atualização de software, controle de acessos e auditorias nos mais variados níveis são algumas das ações que ajudam a garantir um pouco de tranquilidade e uma proteção ainda maior das informações da empresa”, comenta.

O especialista sugere algumas dicas de como se proteger:

– Manter todos os componentes atualizados (Android, Windows, iOS, entre outros);
– Sempre utilizar software de fornecedores confiáveis;
– Não confiar em “receitas” milagrosas para soluções;
– Buscar soluções de segurança confiáveis;
– Evitar soluções gratuitas que normalmente são pagas;
– Não clicar em e-mails e mensagens com remetentes desconhecidos;
– Validar a origem das mensagens recebidas.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO