Ultima atualização 03 de agosto

Previsul celebra 115 anos com investimentos em digitalização

Renato Pedroso, presidente da seguradora, afirma que a adaptação aos ciclos econômicos e às mudanças do mercado consumidor foram fundamentais para a empresa alcançar bons resultados
previsul
Renato Pedroso

EXCLUSIVO – A Previsul Seguradora completou no dia 1 de agosto 115 anos de atuação no mercado de seguros multirriscos no Brasil. O presidente da companhia, Renato Pedroso, conversou com a Revista Apólice sobre a evolução do segmento nesses últimos anos, investimento em tecnologia, tendências do setor segurador e outros temas.

Revista Apólice: O que contribuiu para que a empresa atingisse esse tempo de atuação?

Renato: Acredito que a adaptação aos ciclos econômicos e às mudanças do mercado consumidor. Hoje estamos passando pela digitalização do meio de contato com o mercado e a companhia já conseguiu se adaptar a essa nova realidade.

Revista Apólice: Quais foram as principais transformações que a seguradora passou em todo esse tempo?

Renato: A Previsul foi fundada em 1906 como uma empresa voltada para seguro de vida e previdência. Nesses 115 anos, entramos em novos ramos e entendemos quando deveríamos transformar nossa atuação. Prova disso é que, nesse período, realizamos o run-off de produtos que não eram rentáveis e nos reposicionamos em outros que voltaram ao radar do mercado, como os produtos de P&C, por exemplo. Na operação, nos últimos anos, saímos de um ambiente totalmente offline para uma digitalização completa dos nossos serviços.

Revista Apólice: Nos últimos anos, principalmente em 2020, a seguradora lançou diversas soluções tecnológicas para facilitar processos. Qual a importância desses investimentos em tecnologia? Houve alguma ferramenta lançada que se destacou entre os parceiros e clientes?

Renato: As companhias que não investiram forte em tecnologia, hoje, estão sofrendo com um ambiente de negócios muito dinâmico e desafiador. A Previsul acelerou os investimentos em tecnologia ainda em 2015 e, quando a pandemia chegou, demandando a utilização de meios remotos e auto-serviço, estávamos 100% preparados. Esse foi um diferencial muito importante. Nessa linha, destaco o lançamento dos nossos Portais do Corretor, Segurado, Estipulante e Assessorias, que contam com contadores digitais de todos os nossos produtos, denominados Cota+, permitindo a contratação online dos nossos mediante assinatura digital do proponente enviada por e-mail. Nossa jornada de contratação passou de mais de 30 dias, com propostas mais burocráticas, para pouco mais de 2 minutos via Cota+.

Revista Apólice Como você enxerga a evolução do mercado de seguros ao longo destes 115 anos?

Renato: O mercado, de fato, mudou. O consumidor está atento, demandando informações claras na contratação e auto-serviço para solução das suas demandas no pós-venda. No atendimento ao corretor, a dinâmica foi a mesma, com profissionais cada vez mais exigentes e preparados. Nossos canais sentiram essa mudança e, por isso, criamos no final de 2019 uma área de inside sales, com atendimento remoto e 100% digital ao parceiro que não vê o atendimento presencial como um diferencial. Também ampliamos as modalidades de contato com nossos corretores e clientes, com a implementação do Whatsapp e automatização das rotinas operacionais, reduzindo as chances de erro e o tempo de resposta. Disponibilizamos, ainda, API’s para integração de todos os nossos produtos, o que nos fez estar na vanguarda do mercado no aspecto tecnológico. Estamos muito satisfeitos com nossa eficiência, pois isto é a prova de que estamos no caminho certo.

Telegram para post

Revista Apólice: O que você acha que está por vir? Quais são as principais tendências do setor?

Renato: O mercado está presenciando uma revolução dos marcos regulatórios do setor e o nascimento de diversas insurtechs, que pressionam as seguradoras tradicionais a avançarem ainda mais no universo da tecnologia. As ofertas de produtos de seguro estão cada vez mais customizadas e os canais de cobrança mais práticos e baratos. Isso irá proporcionar um ambiente mais favorável ao consumidor, que estará mais empoderado para escolher o melhor produto de acordo com o seu perfil. Nessa linha, posso destacar, ainda, o Open Insurance, que criará um ambiente mais competitivo para o setor, facilitando a comparação dos produtos e seus custos e ampliando o poder de escolha do segurado.

Revista Apólice: Quais são as novidades da Previsul para esse ano?

Renato: A Previsul continua ampliando seus investimentos em tecnologia. Teremos a disponibilização do PIX como meio de pagamento e a modernização dos nossos cotadores Cota+, buscando oferecer ao corretor taxas mais adequadas e mais coberturas e assistências para os nossos segurados. Visualizando esse bom momento, lançamos uma campanha de incentivo destinada aos nossos mais de 6.000 corretores parceiros, com premiação “Sou + Previsul Tudo azul: resultado positivo, ganhos divididos”, para aqueles com faturamento superior a R$ 200 mil, por meio de uma premiação em dinheiro, buscando reconhecer os com melhor resultado em sua carteira de clientes. Já para aqueles com faturamento inferior a R$ 200 mil, a campanha “Sou + Previsul – Sorte de Campeão” disponibilizará números da sorte conforme faturamento em vendas novas, com premiação de notebooks e Iphones, mediante sorteios.

Revista Apólice: Qual a expectativa da seguradora para o pós-pandemia?

Renato: Nossa expectativa é recuperar os níveis de sinistralidade da pré-pandemia, já que os sinistros relacionados à Covid-19 representaram boa parte deles em 2020 e no primeiro semestre de 2021. Além disso, o mercado tem se interessado por nossos produtos de linhas financeiras, a exemplo do SQG, voltado às Administradoras de Consórcio. Creio que o segundo semestre já refletirá um avanço importante de novas vendas, o que irá contribuir com a evolução da nossa margem técnica.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock