Ultima atualização 20 de agosto

Otnet lança soluções de análise de perfil securitário para mercados de e-commerce

Soluções desenvolvidas pela Otnet aliam inteligências artificial e humana para a avaliação desses novos perfis de condutores

Diante do crescimento de vendas do segmento e-commerce no Brasil e a mudança na forma de relacionamento entre a indústria e transportadores, que na pandemia impulsionaram o uso de aplicativos de frete, a Otnet, empresa de análise de perfil securitário e prevenção de risco, lançou no mercado duas novas soluções que aliam inteligências artificial e humana para a avaliação desses novos perfis de condutores. O primeiro, chamado Otnet Frete Online, utiliza parâmetros específicos de análise em que 44 itens são avaliados para prevenir os riscos das operações realizadas pelos aplicativos de frete online, que conectam empresas a caminhoneiros autônomos no transporte e entrega de produtos. Já o Otnet E-commerce tem a finalidade de analisar o perfil de motoristas, motociclistas, bikers, condutores de patinetes e até de pessoas que fazem entregas a pé de produtos comprados pela internet – de equipamentos eletrônicos a uma refeição –, prevenindo, assim, os prejuízos das empresas e dos clientes finais. Juntos, eles utilizam mais de 61 diferentes critérios avaliatórios que vão da verificação do licenciamento do veículo até a análise do perfil do condutor e entregador, a partir de dados públicos, no caso de um biker, por exemplo. Os serviços estão disponíveis aos cerca de 400 clientes da empresa desde o início de 2021.

Desenvolvidos de forma colaborativa pelas áreas de Business Intelligence, Jurídica e de Negócios, as soluções levam em conta as atuais necessidades do mercado e, principalmente, o novo perfil dos condutores, que operam em diferentes modais. “Um dos principais desafios é fazer com que todos que operam no segmento de Gerenciamento de Risco – da análise de perfil até o monitoramento do transporte – avaliem de forma personalizada cada tipo de operação e entendam que as mercadorias transportadas apresentam riscos diferentes e que, por isso, os parâmetros devem ser únicos. A Otnet já trata cada operação de forma única. Com isso, ao analisarmos o avanço dos segmentos de operações e-commerce e frete online vimos a necessidade de parâmetros específicos para estas operações, que mantivessem a segurança e eficácia da análise”, explica Cecília Amaral, diretora-geral da empresa.  

Diferencial 

O principal diferencial dos produtos de análise de perfil Otnet E-commerce e Otnet Frete Online é a segmentação da pesquisa de acordo com a atividade, tipo de produto transportado, forma de transporte (caminhão, carro próprio ou de locadora, motocicleta própria ou alugada, bicicleta, patinete ou a pé) e análise detalhada do perfil dos condutores. A verificação não leva em conta informações de banco de dados interno e sim informações e dados públicos oficiais. A análise cruza as informações públicas apuradas, com o trabalho interno de inteligência humana, com base nos parâmetros já determinados para cada tipo de operação, para a interpretação de todas as informações chegando assim ao resultado final.

“Ao aplicarmos o parâmetro Otnet E-commerce em três operações de entregas de compras online, aumentamos a prevenção em até 40% de risco em cada uma delas no primeiro trimestre, na comparação com o praticado no mercado”, explica Carla Sato, diretora da área de Business Intelligence da Otnet. Isso quer dizer que, por exemplo, em uma base de 1.000 análises, 400 tiveram restrições em alguns dos parâmetros analisados. 

Os produtos estão disponíveis desde o início do ano para os mais de 400 clientes da Otnet, divididos entre transportadores, embarcadores e operadores logísticos dos mais diversos segmentos como o do Agronegócio (grãos, herbicidas e bens de consumo), Varejo (eletrônicos, vestuário e e-commerce) e Indústria (aço, construção civil), entre outros. 

A análise de perfil securitário é a primeira parte de todo um processo que inclui o seguro dos produtos transportados feitos pelas empresas junto às seguradoras e monitoramento da carga, junto com as empresas de monitoramento, até a chegada no destino final. “Entendemos a responsabilidade de sermos a primeira etapa do processo de Gerenciamento de Riscos e temos como meta difundir a necessidade do uso de parâmetros específicos para cada tipo de operação. Para isso, contamos com as Seguradoras e Corretoras parceiras. Antes de contratarem seguros, as empresas precisam ter uma garantia de que estão confiando seus produtos a condutores ou entregadores idôneos, comprometidos e que estão de acordo com a legislação vigente e regras de segurança. A qualidade dessa avaliação previne prejuízos, perdas, e pode até reduzir o valor do seguro. Não podemos deixar que o mercado se baseie em um padrão superficial, ressalta Cecília Amaral. 

“Hoje, a Otnet possui mais de 10 parâmetros para as mais diversas operações e objetivos, para o mercado securitário e para o mercado de consultoria de recrutamento. Cada um deles está dividido em sub parâmetros, que focam na personalização e objetivo e necessidade de cada operação”, finaliza Carla Sato.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO