Ultima atualização 23 de agosto

MAG ressalta a importância da transformação digital na gestão de pessoas

Representando a seguradora no evento da Amcham Rio de Janeiro, três executivas ressaltaram a importância de uma empresa ter em sua cultura a inovação

A MAG Seguros debateu durante o evento da Amcham Rio de Janeiro as principais dicas e estratégias para que empresas acompanhem as constantes mudanças tecnológicas. Ocorrido na última quarta-feira, 18 de agosto, a seguradora estava representada por Catia Tarabal, superintendente de Inteligência de Mercado e Produtos; Renata Brum Loyola, superintendente de Gestão da Inovação; e Patrícia Campos, líder do Comitê de Gestão de Pessoas e diretora de Gente e Gestão da companhia.

Renata iniciou a discussão expondo o quão importante é uma empresa ter em sua cultura a inovação e a metodologia de data driven. “Os dados são o petróleo do mundo, nossa moeda mais rica. Sem eles, não temos informação. Se soubermos captar, analisar e tirar o melhor proveito deles, teremos insumos riquíssimos, como o perfil dos clientes, colaboradores, o que esperam de nós e o mercado em que estamos inseridos. Mas, para que essa riqueza seja muito bem explorada e canalizada, as pessoas devem estar preparadas para isso, de nada adianta ter o ouro e não saber o que fazer com ele”, afirmou.

Considerando que a empresa é formada por pessoas, a mudança precisa ser realizado no perfil comportamental do colaborador, que devem entender o valor do movimento e participar desse ecossistema. Pensando nisso, a MAG Seguros implementou uma área interna voltada para inovação, que desenvolve ações e estabelece parcerias focadas em novas tecnologias. Dentre elas, o Innovation Insurtech Program, programa com o objetivo de desenvolver alunos de graduação em conhecimentos de inovação e ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e blockchain, realizado em conjunto com a PUC-Rio e o IRB Brasil RE. Além disso, a MAG Seguros possui um trabalho com a Endeavor, que possibilita que startups apoiem a companhia na resolução de problemas utilizando a transformação digital.

Telegram para post

Catia complementou a fala de Renata lembrando que a cultura data driven pode ser usada na gestão de pessoas através da metodologia de people analytics, pensando no aumento da produtividade, desempenho das equipes. Com isso, é possível até mesmo diminuir o turnover, que é sempre um problema dentro das companhias. As equipes de Recursos Humanos, por meio desse método, podem entender os dados e avaliar atributos, variáveis e comportamentos que tornam os colaboradores mais produtivos, satisfeitos, eficientes e felizes no ambiente de trabalho.

Para a aplicação dessa metodologia, há quatro níveis de maturidade: a coleta de dados estratégicos, determinação de métricas a serem analisadas/objetivos alcançados (KPI), a observação do capital humano e foco em soluções para aplicação dos resultados. Com isso, é possível determinar a modelagem, o processo de previsão dos cenários futuros e aplicabilidade do modelo proposto. Dessa forma, Catia apontou que “o mais importante desafio das empresas é entender que deve haver um equilíbrio entre o uso da tecnologia, modelos preditivos e o olho humano, para podermos captar as nuances e manter a humanização no trato com as pessoas.”

Por último, foi discutido que a aplicação dessa cultura e metodologia deve ser um movimento top down, a mudança deve ser no olhar de gestão, na alta liderança, que precisam estimular e dar exemplo, de forma que todos tenham a cabeça aberta para o novo e tecnológico. “Ter na empresa o DNA de inovação, não está relacionado às pessoas e sim a uma cultura. Para isso, a mobilização de todos é necessária”, ressaltou Patrícia.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO