Ultima atualização 02 de julho

Sandbox Regulatório diminui entraves de mercados e gera estabilidade

O webinar "Sandbox Regulatório", organizado pela FGV, examinou os novos modelos de negócios criados pela inovação e a mudança regulatória no setor Financeiro e de Seguros

EXCLUSIVO – Visando apresentar um conceito comum no mercado financeiro, e agora no setor de seguros, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) realizou na tarde de ontem, 01 de julho, o webinar “Sandbox Regulatório”. Os convidados pela instituição foram Carlos Eduardo de Almeida, assessor da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do Brasil (BCB); e Solange Paiva Vieira, superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A mediação do evento ficou por conta de Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do FGV IBRE.

A transmissão ao vivo marcou o fim do programa “II FinTech & Law Program”, oferecido pela universidade com o objetivo de examinar os novos modelos de negócios criados pela inovação e sua mudança regulatória no sistema financeiro e no mercado de seguros. O Sandbox permite a criação de um ambiente mais flexível, no qual são testadas novidades dentro de um conjunto de regras que não atinge o sistema regulatório já existente. Com isso, novos players podem testar seus produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.

No mercado financeiro, o crescimento acelerado das FinTechs nos últimos 10 anos criou desafios e oportunidades que levam os participantes do setor a se adaptarem às complexidades da nova estrutura regulatória. Segundo Almeida, em um ambiente mais controlado os riscos são menores, havendo mais espaço para a inovação ser explorada. “Nesse mundo mais tecnológico, começamos a perceber que há mudanças nas características dos modelos de negócios dos agentes do setor. Uma das missões do Banco Central é incentivar um ambiente financeiro sólido e competitivo, oferecendo um serviço mais simples para a população e com menor custo regulatório. Com isso, o Sandbox diminui as entraves do mercado e controla qualquer tipo de risco reputacional ou sistêmico”.

Telegram para post

De acordo Almeida, o BC criou um comitê estratégico dentro próprio do Banco para avaliar estratégias, nível de maturidade da inovação do projeto, natureza e magnitude dos riscos, capacidade operacional e técnica e estrutura da governança de cada empresa inscrita. “Gostaríamos que o Sandbox Regulatório trouxesse para o setor uma vantagem competitiva não somente através de escala ou aumento de capital, mas entendendo e antecipando as demandas do consumidor. Essa é uma grande oportunidade de atender a segmentos do mercado que antes eram esquecidos pelas empresas mais tradicionais”.

Solange afirmou que o Sandbox no mercado de seguros vem com característica de inovação, mas com um foco maior em gerar uma estabilidade do setor, segurança pro consumidor e preocupação com o risco. “Esperamos que com a desregulamentação do mercado, mais pessoas tenham consciência da importância de contratar uma apólice de seguro. O setor de seguros representa apenas 4,03% do PIB brasileiro, enquanto a média mundial é de 7,23%. O Brasil é um mar de oportunidades, há espaço para todos crescerem”.

A superintendente da Susep afirmou que na primeira parte do novo marco regulatório organizado pela entidade já foi possível perceber que as mudanças agregaram diversas coisas para a reguladora, como uma maior agilidade em todos os processos, uso de Inteligência Artificial, contratos mais simplificados para o entendimento do cliente, maior combinação de coberturas na apólice e o registro de produtos mais fácil. “Temos uma preocupação para que não haja uma descontinuidade de serviço para o consumidor. Nosso principal objetivo é promover eficiência de mercado, estabilidade financeira, proteção de dados e inovação. O regulador não está no dia a dia da ponta que pensa o produto ou serviço e a transformação pode assustar às vezes, mas ela é importantíssima para que todos os setores possam evoluir”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock