Ultima atualização 02 de julho

Plano Previdência Corporativa: conheça os benefícios para a sua empresa

Plano garante benefícios tanto para a organização quanto para o colaborador, contribuindo, inclusive, para a retenção de talentos

O plano de previdência corporativa é um excelente instrumento para atração e retenção de talentos em uma empresa, e pode trazer benefícios tanto para o funcionário quanto para o negócio em si.

Ale Boiani

Por um lado, as empresas obtêm vantagens fiscais e por outro a consolidação de colaboradores dentro da corporação, pois as pessoas além de terem uma parte das contribuições pagas pela empresa, podem também contar com taxas de administração menores quando comparadas a um plano aberto de previdência, modelo que pode ser adquirido por uma pessoa física, mas que não conta com as vantagens do plano fechado, que precisa estar vinculado a uma empresa, por exemplo.

Caso a empresa seja tributada pelo lucro real, conseguirá abater até 20% da folha salarial. Com o papel de aumentar a motivação e a produtividade e ainda manter uma boa imagem quanto à responsabilidade social, os dois principais tipos de previdência corporativa disponíveis são a averbada e a instituída.

No caso da previdência averbada, a empresa não tem participação financeira, mas consegue melhorar a negociação de custos e fundos disponíveis ao somar as contribuições dos colaboradores que terão desconto em folha, o que é bastante prático e uma forma da pessoa realmente se programar em poupar para a aposentadoria.

Na previdência instituída, geralmente a empresa monta um programa em que contribui mensalmente com o mesmo valor que o colaborador contribuir, coloca um limite de valor máximo de contribuição de acordo com um percentual do salário, e monta um programa que consiste em: quanto mais tempo o colaborador ficar na empresa, maior o valor que conseguirá resgatar, podendo chegar a 100% das contribuições próprias, mais as da empresa, somados ainda aos rendimentos.

Telegram para post

Além do valor para a previdência, geralmente o produto oferece alguma cobertura de seguro de vida e a possibilidade de que na idade estipulada, o funcionário escolha entre uma renda vitalícia ou temporária. Ao se desligar da empresa, dependendo das regras do regulamento, pode portar para uma seguradora de preferência e continuar o plano até o melhor momento para resgate.

O mais interessante e pouco conhecido pelas empresas é que não é necessário ser uma empresa muito grande para estruturar um produto assim. Eles são feitos sob medida, de acordo com a área de negócios da empresa, a quantidade de colaboradores e a média salarial. Vale a pena conhecer mais e tornar o seu negócio ainda mais consolidado e saudável.

* Por Ale Boiani, CEO, fundadora e sócia do 360iGroup

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO