Ultima atualização 07 de julho

Gastos dos planos de saúde voltam aos níveis pré-pandemia

Despesas com internações por Covid-19 e outras doenças já consomem o mesmo percentual da receita das operadoras registrado no segundo trimestre de 2019
As despesas dos planos de saúde com o atendimento de seus beneficiários voltaram aos altos níveis anteriores à pandemia de Covid-19. Neste segundo trimestre, 82% do que as operadoras arrecadaram com as mensalidades foi repassado a hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde para cobrir os atendimentos provocados não só pelo coronavírus, mas também por outras doenças.

É o mesmo percentual que havia sido registrado no segundo trimestre de 2019, quando a Covid-19 ainda não havia sido registrada em nenhum lugar do mundo. Os dados foram apresentados no mais recente Boletim Covid-19 (junho), divulgado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Segundo o balanço da agência, as despesas das operadoras com o atendimento em abril e maio deste ano estão no maior nível em dois anos e meio. Esse indicador é chamado de sinistralidade e consome a maior parte dos valores pagos com as mensalidades dos beneficiários. As empresas têm ainda outras despesas, como custos administrativos, de comercialização e impostos.
saúde

A sinistralidade de caixa em alta é um retrato da retomada de uso do sistema de saúde. Além do aumento na quantidade e na duração das internações por Covid-19, outros tratamentos tiveram forte retomada (os chamados procedimentos eletivos). No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, o setor teve a maior despesa da história com atendimentos aos beneficiários.

Como os custos podem levar mais de dois meses para serem informados às operadoras e então pagos aos prestadores de serviço, os procedimentos realizados em março impactaram nas despesas de abril e maio. Vale lembrar que foi em março que o Brasil viveu seu pior momento na pandemia, com o número de mortos passando de 4.000 por dia.

Para a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), o cenário é preocupante e eleva a pressão sobre os custos dos planos de saúde. “Definitivamente, esses números são muito preocupantes para a sustentabilidade das empresas, sobretudo para as pequenas e médias, que atendem mais de 13 milhões de brasileiros e correspondem a quase 90% do número de operadoras de saúde suplementar. Essa conjunção que eleva os custos das operadoras pode levar muitas delas ao colapso, o que significa devolver milhões de beneficiários ao SUS, que está sobrecarregado”, explica a diretora executiva da entidade, Vera Valente.

Segundo um estudo da Federação feito com base nos dados de 24% dos beneficiários dos planos de saúde, as internações eletivas sofreram recuo em alguns meses de 2020, mas já no final do ano passado voltaram à normalidade. No primeiro trimestre deste ano, inclusive, foram feitas mais internações eletivas do que no começo de 2020 ou 2019, quando não havia pandemia. Ou seja, a enorme demanda por atendimento médico durante a segunda onda da Covid-19 foi acompanhada por internações que poderiam ter sido adiadas.

saúde

“Os próximos meses ainda serão afetados por novos casos de Covid, pelo crescimento dos procedimentos eletivos e também por um efeito que ainda é difícil de mensurar: as sequelas de quem teve Covid. Ou seja, o futuro se mostra ainda mais preocupante para a sustentabilidade financeira do setor”, explica Vera.

Mais beneficiários

Segundo os dados do Boletim Covid-19 da ANS, o número de beneficiários cresceu 0,32% na prévia de maio/2021 em comparação com o mês anterior, mantendo o crescimento iniciado no mês de julho de 2020 e atingindo patamares de agosto de 2016.

Telegram para post

Entre maio/2020 e maio/2021, todos os tipos de planos apresentaram crescimento positivo. Os de contratação Individual ou familiar continuam apresentando variação positiva no período (0,06%). A taxa de adesão tem sido superior à taxa de cancelamento nos planos médico-hospitalares. O tipo de contratação responsável por este aumento é o coletivo empresarial que se mantém, desde julho de 2020, com mais entradas do que saídas de beneficiários.

“O crescimento no número de beneficiários provocado pela Covid reforça a preocupação não só dos brasileiros com a saúde, mas também das empresas. A pandemia tornou ainda mais relevante o papel dos planos de saúde nos pacotes para atração e retenção de talentos no setor privado, mesmo num ambiente de queda do emprego”, define Vera Valente.

Portabilidade cresce em comparação a 2020

Os meses de abril e maio, segundo a ANS, apresentaram estabilidade no número de protocolos para a portabilidade. No entanto, os números referentes aos cinco primeiros meses do ano mostram um aumento significativo, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O principal motivo, segundo a agência, é a busca por planos mais baratos.

saúde

“Os números corroboram para a análise que mostra que os brasileiros não querem perder o plano de saúde. E a portabilidade é uma ferramenta importante para a busca por soluções que se adequem à sua situação financeira, mas de forma a não ficar sem plano”, conclui a diretora executiva da FenaSaúde.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil