Ultima atualização 08 de julho

Busca por especialistas em seguros cresce durante a pandemia

Segundo dados do PageGroup, a demanda por executivos do segmento aumentou 40% até maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2020

EXCLUSIVO – A pandemia está ocasionando um crescimento na busca por profissionais especialistas em seguros. Segundo dados do PageGroup, a demanda por executivos do segmento aumentou 40% até maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Gerente comercial, gerente de relacionamento e especialista/coordenador de sinistro são alguns dos cargos mais procurados nos cinco primeiros meses de 2021.

Para Andrea Milan, diretora de RH da Aon Brasil, o mercado tem se desenvolvido com um olhar cada vez mais profundo, associando proteções a um futuro mais sustentável devido às mudanças nos negócios e para demandas relacionadas a serviços básicos, o que explica o crescimento na procura por especialistas em seguros. “Desde o início da Covid-19 tivemos uma alta demanda por profissionais do setor de seguros de diversos ramos. Na Aon, houve uma demanda especial por profissionais relacionados à área de saúde e bem-estar que nos apoiassem na gestão de programas e práticas, em questões ligadas à saúde emocional e mental, geração de inovações e análises de dados para melhor tomada de decisões”.

De acordo com a executiva, as empresas tiveram uma preocupação cada vez maior em gerenciar seus riscos e sua sinistralidade com base em dados e inteligência em gestão, fazendo com que aumente a necessidade de um profissional que entenda do assunto no time. “As áreas de transportes de cargas, por exemplo, foram mais demandadas e fundamentais não apenas para transportes usuais, mas para novos equipamentos médicos, vacinas e medicamentos que demandaram estudos inéditos. Os seguros de garantia também foram muito importantes para o momento em que estamos vivendo. Como consultoria global, podemos aportar informações, insights e experiências que ajudaram na rápida tomada de decisão dos nossos clientes em um momento de tanta incerteza”.

Telegram para post

Andrea afirma que a área de pessoas da companhia se adequou ao “mundo virtual” rapidamente, realizando 100% dos processos online e investindo em treinamentos para garantir mais agilidade, simplicidade e robustez desde a seleção e entrevistas à avaliações, garantindo que os colegas contratados se identifiquem e sejam bem recebidos na empresa. “Nosso processo de Onboarding também é 100% online. Isso inclui desde a fase de assignação (onde um colega do nosso time auxilia o novo colega nos seus primeiros seis meses de companhia), até encontros informais, cafés com líderes e todas as atividades que antes eram mais face a face”.

Segundo a diretora de RH da Aon, para um profissional atuar no mercado de seguros é importante entender do negócio para que possa atender as necessidades do setor, construindo a melhor oferta de proteção para o futuro. “Learning agility somada à coragem de transformar e inovar também são pontos fundamentais para que o profissional siga se desenvolvendo ao longo da sua carreira e vida. Além disso, é fundamental termos um ambiente diverso e pessoas inclusivas. Quanto mais inclusão conseguimos proporcionar, mais benefícios traremos para os nossos times, negócios e, consequentemente, para a nossa sociedade. Em um mundo cada vez mais volátil, temos a necessidade de profissionais que conheçam temas relacionados à experiência do cliente, digitalização, mudanças climáticas, riscos cibernéticos e futuro do trabalho e das relações humanas, por exemplo”.

Andrea diz que para construir uma carreira no setor, conhecer e entender a dinâmica e relevância dos produtos da organização são alguns dos fatores para se obter sucesso. Ela ressalta também a importância de estar constantemente se qualificando. “Aprenda bem um idioma, ele fará a diferença em sua carreira, e muitos cursos são gratuitos e estão disponíveis online. Faça contatos, conheça pessoas, assista palestras. Se envolva com qualidade no que você fizer. Não abrace o mundo, mas abrace com intenção as escolhas que você fizer. Experiências, relacionamentos e conhecimentos sempre farão a diferença em seu futuro”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock