Ultima atualização 02 de junho

Mercado deve investir no estímulo ao empreendedorismo feminino

Fátima Lima, diretora da Fundação Mapfre, e Ana Fontes, especialista no tema, participaram do evento "Diálogos Apólice" para falar sobre o lançamento do programa Ela Segura

EXCLUSIVO – Visando fomentar o empreendedorismo feminino e preparar mulheres para o mercado de trabalho, a Fundación Mapfre e o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME) lançaram o programa “Ela Segura”. Para comentar sobre o assunto, Fátima Lima, diretora da Fundación; e Ana Fontes, presidente do Instituto, participaram do evento “Diálogos Apólice” na tarde de ontem, 1º de junho.

O programa vai proporcionar desenvolvimento pessoal e oferecer capacitação técnica para mais 50 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Com duração de 12 meses, 160 negócios receberão aporte financeiro de R$ 3 mil e acompanhamento técnico para o seu desenvolvimento ao final do projeto. O Ela Segura ainda oferecerá, exclusivamente para mais de 2.500 mulheres selecionadas, treinamento e mentorias online, além de um auxílio alimentação no valor mensal de R$ 110,00 durante um semestre.

“Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida da sociedade, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade. Diversas famílias foram impactadas pela crise socioeconômica ocasionada pela pandemia, e ajudar mulheres na geração de renda vai fazer com que elas possam conquistar uma independência financeira. Participar desta iniciativa, reforça nosso compromisso com a Agenda 2030, ao fomentar a igualdade de gênero e empoderar mulheres”, disse Fátima.

Telegram para post

Entre as temáticas dos cursos disponibilizados pelo programa estão a autoconfiança e a comunicação pessoal (soft skills), metodologia que já apresentou resultados positivos nas vidas de mais de 170 mil mulheres que passaram pelo Instituto RME. No campo das competências técnicas, o Ela Seguro irá ensinar as mulheres inscritas sobre administração financeira, comunicação pessoal e nos negócios, fundamentos de empreendedorismo, empregabilidade, marketing, rede de relacionamento e outros assuntos.

“Vivemos em uma sociedade machista, que coloca as mulheres em um determinado lugar, e é extremamente difícil desconstruir esse padrão. Através dos nossos treinamentos, mostramos para elas são capazes de ocuparem qualquer cargo que desejam. Diversidade não é uma coisa mágica, é uma jornada construída ao longo do tempo, e ela não é apenas sobre justiça social, mas também sobre inovação, que surge através do conflito de ideias”, afirma Ana.

Além do Ela Segura, a Mapfre desenvolveu o 1º Programa de Liderança Feminina, um curso composto por seis módulos com temas que vão da jornada de desenvolvimento até conexões estratégicas e liderança em rede. Ele visa assegurar que 45% das vagas em postos do alto escalão da empresa sejam ocupadas por mulheres. “As mulheres representam mais de 60% dos colaboradores da companhia, e as ações voltadas ao público feminino estão alinhadas ao compromisso mundial da empresa com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (Igualdade de oportunidades). Uma empresa só fica em pé com uma sociedade equilibrada, por isso é fundamental que o mercado invista em iniciativas como essas e esteja alinhado às práticas ESG”, ressalta Fátima.

Veja a entrevista na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=yqqG6PZLafY[/embedyt]

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO