Ultima atualização 10 de junho

Práticas ESG devem crescer exponencialmente no Brasil

A SulAmérica Investimentos realizou o evento "Conexão ESG" para falar sobre a importância da adoção de critérios ambientais, sociais e de governança

EXCLUSIVO – Com o objetivo de debater a importância da sustentabilidade no mercado, a SulAmérica Investimentos realizou na manhã desta quinta-feira, 10 de junho, o evento “Conexão ESG”. Os painéis da transmissão ao vivo abordaram a adoção de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa e como eles impactam as empresas ao redor do mundo.

No painel “Decisões que Transformam: Práticas ESG” os convidados foram o superintendente de Renda Variável da SulAmérica, Juan Morales; e a head de Crédito Privado da companhia, Daniela Gamboa, com mediação da CEO da Resultante Consultoria, Maria Eugênia Buosi. Os executivos comentaram sobre a visão dos gestores sobre o ESG e quais estratégias são elaboradas para aplicar esse conceito nos fundos de investimentos.

Para que um investimento possa ser considerado sustentável, o gestor deve utilizar uma ou mais abordagens que utilizem avaliação ESG para colocar o ativo no portfólio. Há o filtro negativo, no qual são definidos os setores que definitivamente não são sustentáveis, sendo ele o mais utilizado pelas companhias globalmente. Na Integração ESG, é feita uma avaliação de uma combinação dos fundamentos da organização com os critérios.

Já no filtro positivo, o gestor seleciona as melhores empresas no quesito ESG para fazer parte dos fundos da corretora de investimentos. O quarto filtro, que é o Investimento Temático, é um fundo de investimentos em energia renovável, saneamento, sendo possível alocar investimentos para gerar externalidades positivas. No último filtro, o engajamento, é gerado um envolvimento com as companhias para essa transformação. “O equilíbrio econômico, ambiental e social, alinhado ao desenvolvimento do capital humano dentro da companhia, é o que torna uma empresa resiliente. Esse tema se tornará cada vez mais relevante na comunidade de investimento e em diversos outros mercados, inclusive o de seguros”, afirmou Morales.

Telegram para post

A SulAmérica Investimentos foi uma das primeiras assets, no ano de 2009, a se tornar signatária dos Princípios para o Investimento Responsável, rede apoiada pela ONU com mais de 1.500 signatários em mais de 50 países, representando mais de U$ 60 trilhões em ativos administrados, auxiliando na estruturação de um sistema financeiro global eficiente e sustentável. Além disso, a gestora conta com dois produtos temáticos alinhados às práticas de ESG: o SulAmérica Total Impacto FIA e o SulAmérica Crédito ESG.

Segundo Daniela, o desenvolvimento dos conceitos de ESG no Brasil ainda está no estágio inicial, mas que nos próximos anos haverá um crescimento exponencial principalmente por causa da pandemia e das mudanças climáticas. “Vemos o ESG como uma evolução e não uma revolução, por isso acreditamos na transição do mercado, mas ainda há questões urgentes para serem resolvidas. Isso é uma forma de ver o nosso papel sobre tudo o que está acontecendo e motivar as organizações a serem transparentes, terem metas alcançáveis e monitorarem essa transição do setor”.

De acordo com Morales, para que os gestores sejam impulsionados a adotarem melhores práticas eles devem ter em mente que esta é uma causa que vai maximizar o valor da empresa perante a sociedade, gerando um benefício de imagem para a companhia e trazendo um nível de inovação para os stakeholders. “O investidor que não abraçar essa causa vai deixar diversas possibilidades de negócios irem para o ralo, além de perder a oportunidade de melhorar a mitigação dos riscos operacionais da organização, o que acaba impactando o fluxo de caixa”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO