Ultima atualização 08 de junho

Como mudar de plano de saúde com a portabilidade das carências?

Segundo dados da ANS, interesse pela portabilidade de carências aumentou quase 50% nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período em 2020

EXCLUSIVO – Com a crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19, houve um aumento no interesse pela portabilidade de carências dos planos de saúde, que é a possibilidade de trocar de produto ou operadora/seguradora levando consigo os períodos de carência e de cobertura parcial temporária para doenças ou lesões preexistentes já cumpridos. Segundo o relatório de acompanhamento de protocolos de portabilidade emitidos pelo Guia ANS, ferramenta de consulta da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), este índice cresceu em quase 50% nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados da reguladora, de janeiro a abril de 2021 foram gerados 122.678 protocolos de consultas sobre portabilidade de carências, quase 40 mil a mais que os gerados no mesmo período em 2020 (83.081). O principal motivo informado pelos usuários é a busca por planos de saúde mais baratos. Entretanto, esses números representam apenas o total de consultas finalizadas no Guia e não o número de portabilidades efetivadas. “A portabilidade de carências é um direito garantido a todos os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 01/01/1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Essa opção está disponível aos clientes de qualquer modalidade de contratação, seja o plano individual, coletivo empresarial ou coletivo por adesão”, afirmou a Agência.

Para conseguir efetuar a portabilidade de carências, o beneficiário deve cumprir as seguintes regras:

– O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98);
– O plano de destino deve ter faixa de preço compatível com o atual;
– O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano de saúde atual não pode estar cancelado;
– O cliente deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;
– O beneficiário deve ter cumprido o prazo mínimo de permanência no plano:

1ª portabilidade: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma Doença ou Lesão Preexistente.

2ª portabilidade: Se já tiver feito portabilidade antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos 1 ano; ou de 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no plano anterior.

Para verificar os planos disponíveis no mercado e compatíveis para fins de portabilidade, o beneficiário deve consultar o Guia de Planos de Saúde. Depois de preencher as informações requisitadas sobre o plano de origem e sobre os critérios desejados na contratação do novo plano, ao final da consulta serão retornados os planos disponíveis para portabilidade.

Telegram para post

Segundo a ANS, é possível fazer a portabilidade da carência de um plano mais caro para um mais barato, ou vice-versa, desde que observado o requisito de compatibilidade da faixa de preço. Contudo, a compatibilidade por faixa de preços não será exigida nos seguintes casos:

– Na portabilidade especial: medida adotada pela ANS para que beneficiários de operadoras em saída do mercado, isto é, em liquidação ou cancelamento de registro, possam trocar de plano. Antes, somente a portabilidade extraordinária permitia a mudança de plano sem a exigência da compatibilidade de preços.

– Em planos de pós-pagamento ou de formação de preço mista: nesses planos, não há valor fixo de mensalidade e a quitação dos custos é feita após a utilização do serviço.

– Quando a portabilidade ocorrer de um plano de origem coletivo empresarial para um plano de destino também coletivo empresarial.

– Nas seguintes situações de perda de vínculo com o plano de saúde:

  • Quando o plano coletivo é cancelado pela operadora ou pela pessoa jurídica contratante;
  • Quando o titular é desligado da empresa (por demissão, pedido de demissão, exoneração ou aposentadoria);
  • Na portabilidade dos dependentes em caso de morte do titular; e
  • Quando o beneficiário perde a condição de dependente no plano do titular.

Além disso, a portabilidade de planos de saúde dentro da mesma operadora/seguradora pode acontecer desde que esteja estipulado essa possibilidade no contrato firmado entre a companhia e o contratante. No caso de planos empresariais, esse ponto precisa constar no contrato fechado entre o plano de saúde e a operadora. Se for um plano por adesão, a portabilidade precisa constar no contrato com a associação responsável.

Para Solange Zaquem, diretora comercial da SulAmérica, a saúde suplementar tem um importante papel de ajudar os sistemas de saúde, reduzindo a sobrecarga nas unidades públicas e promovendo prevenção e bem-estar. “Esperamos que um aprendizado dessa pandemia seja a conscientização do papel da atenção primária, bem como a disseminação da telessaúde, favorecendo uma maior capilaridade da rede, priorizando a gestão populacional e ajudando a melhoras os sistemas de saúde como um todo”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock