Ultima atualização 16 de junho

Cibercriminosos tentam invadir site do Sincor-SP e da Chilli Beans

Prometheus atacou os dados do Sincor-SP e da rede de lojas Chilli Beans implantando um ransonware que restringe o acesso ao sistema

EXCLUSIVO – Na manhã desta terça-feira, 15/6, o site do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo sofreu um ciber ataque promovido pelo grupo Prometheus, cibercriminosos que atacam empresas com ransomware desde fevereiro deste ano. A rede de lojas de acessórios Chilli Beans também foi atacada.

Ransomware é um tipo de vírus que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados. É uma espécie de sequestro digital.

Segundo informações do pesquisador de segurança  Germán Fernández, publicadas pelo site Techtudo, os cibercriminosos do Prometheus já colocaram à venda dados das empresas referidas. Como prova, foram publicados supostos prints de tela com dados internos da Chilli Beans e do Sincor-SP. A equipe criminosa que implantou o ransomware, em comunicado, afirmou que espera contato das empresas envolvidas para o pagamento.

Telegram para post

Em nota, o Sincor-SP informa que a entidade já tomou todas as providências. A entidade não divulga se possui ou não a cobertura para riscos cibernéticos. Os técnicos continuam realizando uma avaliação do sistema para encontrar a origem desta tentativa de invasão.

Íntegra do comunicado divulgado pelo Sincor-SP, divulgado às 21h38.

“Nesta terça-feira (15/06/21), foi noticiado na internet que dados do Sincor-SP teriam sido “sequestrados” por hackers. Houve, de fato, a tentativa de invasão dos nossos sistemas, entretanto, não temos evidências de que a ação se consolidou. Todas as medidas técnicas foram tomadas para preservação da segurança dos sistemas do Sincor-SP e, doravante, serão impetrados todos os dispositivos administrativos e judiciais cabíveis. Oportunamente, traremos a público mais informações.”

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock