Ultima atualização 25 de maio

ENS cria Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro

A ideia da instituição é realizar pesquisas, organizar eventos e estabelecer pontes com pesquisadores que possam contribuir para o aprimoramento do mercado

“O seguro não fica e nem ficará ao largo das inovações e das novas tecnologias que a sociedade deseja, portanto, queremos produzir ciência tão bem fundamentada que mereça ser discutida com autonomia, ética e mais pesquisa”. Com base nessas linhas mestras, foi criado, na última quarta-feira, 19 de maio, o Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro, ligado ao Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da ENS. O Grupo será coordenado pela professora Angélica Carlini, que deu a declaração acima no evento de lançamento do novo projeto, transmitido pelo canal do Youtube da ENS.

Ao abrir a cerimônia, o diretor de Ensino Superior da Escola, Mario Pinto, salientou que o mercado de seguros necessita de soluções e, por isso, desafia a academia a entregar algo que seja perene e não apenas uma palavra de ordem ou modismo.

“A nossa ideia de construção para este grupo é realizar pesquisas, organizar eventos e estabelecer pontes com pesquisadores nacionais e internacionais seniores, que possam contribuir para o aprimoramento da indústria de seguros neste momento de renovação. A Escola é uma imensa teia de relacionamentos nesta área de pesquisa. Por isso, é importante agregar pessoas que possam discutir com senioridade, que possam contribuir com o olhar maduro para este contexto de inovação”, declarou Mario.

Telegram para post

Angélica explicou as três hélices fundamentais para o desenvolvimento da inovação: o Estado para regular, as empresas para demandar e a academia para pesquisar e desenvolver. “Somos, contudo, uma academia especial, que nasceu da atividade de negócios de seguros, e que, com essa atividade, se mantém unida desde 1971. São 50 anos de uma jornada conjunta entre empresa e escola e que permanecerá assim neste período de inovação”.

Diálogo com centros nacionais e internacionais

O Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro da ENS será composto por professores mestres e doutores, formando um núcleo rígido, para facilitar o diálogo com outros centros de estudos pelo País e pelo mundo. Entretanto, ele estará aberto a todos, pessoas graduadas e graduandas que queiram estudar de forma metodológica e sistemática os temas de inovação e seguro.

“Contaremos, especialmente, com o apoio dos professores, alunos dos diversos cursos de graduação, pós-graduação, MBA, programas internacionais, cursos livres, in company e profissionais de todas as áreas dos seguros. São todos muito bem-vindos. Tragam seus conhecimentos, suas experiências, dúvidas, seus questionamentos. É disso que precisamos para identificar pontos relevantes de pesquisa e avançar juntos com quem faz acontecer no cotidiano das atividades de seguro”, explicou a professora.

O diálogo e as trocas também acontecerão com outras entidades do setor, como CNseg, suas federações e sindicatos, Sincors, Associação Brasileira de Gerenciamento de Risco (ABGR), Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). O Grupo se relacionará, ainda, com centros de pesquisa das universidades brasileiras, principalmente os que mantêm laços de cooperação com a ENS, casos do Ibmec, PUC-Rio, Coppead, PUC-PR, PUC-RS, Unisinos, UniLaSalle e Universidade Presbiteriana Mackenzie. No âmbito internacional, estarão na mira universidades da Europa e de toda a América Latina que estudem temas de inovação e tecnologia.

Eventos internacionais

Na prática, a ideia é que a equipe multidisciplinar se reúna a cada 40 dias para discussão dos temas e, a cada três meses, sejam promovidos eventos com professores pesquisadores, especialmente de outros países, como Uruguai, Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Portugal e Espanha.

Não há pré-requisito para participar do Grupo. Todos que se inscreveram para assistir ao lançamento do novo núcleo receberão instruções para integrar a equipe. Para aqueles que não assistiram, o vídeo está disponível no canal da ENS no YouTube. Os interessados nas atividades do Grupo devem estar atentos aos principais canais de comunicação da instituição.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock