Ultima atualização 06 de abril

Planos odontológicos: Alta no número de beneficiários e tendências do setor

Segundo representantes do mercado, a pandemia gerou nos brasileiros uma maior conscientização da importância de contar com o benefício

EXCLUSIVO – Aproximadamente 1,28 milhão de brasileiros passaram a contar com planos exclusivamente odontológicos nos 12 meses encerrados em janeiro de 2021, conforme aponta a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Com o crescimento de 4,9% no número de beneficiários, o setor passa a atender 27,2 milhões de pessoas no Brasil.

De acordo com a Nota, esses números referentes a janeiro foram impulsionados pela contratação de planos na região Norte, que avançou em 6,4% em 12 meses, e por beneficiários com 59 anos ou mais, que cresceu 10,2%. Para Rodrigo Bacellar, diretor-presidente da Odontoprev, é importante observar que apesar do mercado comemorar este crescimento contínuo, ainda existe um enorme potencial de expansão. “A pandemia, de uma forma geral reforçou a relevância da prevenção com a saúde, e com a saúde bucal não foi diferente. Ao cuidar da nossa boca desde cedo, prevenimos diversas doenças que têm origem no sistema digestório, muitas delas mortais. Um bom exemplo é de que cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos possuem origem dental”.

Segundo Sandra Ossent, gerente do Porto Seguro Odontológico, outro ponto importante de ser ressaltado nesse crescimento de beneficiários é o aumento da atuação de seguradoras com micro e pequenas empresas, além dos MEIs. “Hoje permitimos a contratação do plano coletivo para empresas a partir de 3 vidas, com 1 titular. Isto contribui para que mais brasileiros consigam incluir este benefício junto ao seu negócio e mais corretores tenham novas oportunidades de aumentar a carteira. Além disso, o produto tem um custo acessível quando comparado com tratamentos particulares em virtude do mutualismo”.

Apenas 12,8% da população brasileira conta com um plano odontológico e, para que mais pessoas tenham acesso ao benefício, as empresas do setor devem adotar estratégias que permitam o acesso à saúde integral dos brasileiros e se aproximem da rede referenciada, fechando parcerias. “Devemos focar cada vez mais nas necessidades das pessoas e desenvolver produtos e serviços que considerem as principais demandas da sociedade. Na Amil, por exemplo, procuramos sempre mapear o que os consumidores buscam e oferecer soluções. Foi baseado nessa premissa que lançamos planos voltados para o público infantil e com coberturas estéticas, por exemplo”, diz Robert Wieselberg, diretor da Amil Dental.

Marina Tozzi, gerente de Negócios da Unimed Odonto, afirma que uma das principais tendências do setor é a venda de produtos individuais ou familiares por meio de canais de varejo diversos e do e-commerce, como também maior representatividade na aquisição do plano odontológico por meio de entidades de classe (coletivo por adesão). “Além disso, a teleorientação odontológica deverá permanecer como serviço em outros formatos, mesmo após a pandemia ser definitivamente controlada. Mas mesmo com esse serviço, é necessário ressaltar que a consulta presencial e o exame físico são insubstituíveis, sendo que somente o dentista, no ambiente do consultório, possui os recursos necessários para proceder adequadamente ao diagnóstico e tratamento. Todas essas transformações farão com que as operadoras tenham processos mais centralizados em seus clientes do que em seus produtos, o que deverá alçar os planos odontológicos para novos patamares de qualidade e satisfação”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO