Ultima atualização 28 de abril

Consumidor do futuro terá mais liberdade de escolha e influência no setor

Durante webinar promovido pela CNseg, representantes do mercado de seguros e especialistas comentaram sobre o impacto dos novos hábitos de consumo na relação entre clientes e empresas

EXCLUSIVO – Na manhã desta quarta-feira, 28 de abril, a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), realizou o terceiro e último webinar da Semana do Consumidor. Tendo como tema “O Consumidor do Futuro”, a entidade abordou as mudanças regulatórias do mercado de seguros, transformação digital e o impacto dos novos hábitos de consumo no setor.

O evento foi mediado por Solange Beatriz, diretora-executiva da CNseg, e contou com a participação de Antonino Serra Cambaceres, especialista em Proteção do Consumidor; Juliana Pereira da Silva, presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPSConsumo); Angelica Carlini, diretora da Carlini Sociedade de Advogados; e Eduardo Fraga, diretor e servidor da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Falando sobre qual será o perfil desse consumidor e como ele se relacionará com as empresas, Fraga afirmou que proporcionar uma experiência customizada para o cliente, utilizando tecnologia para oferecer mais transparência e liberdade, é um dos motivos pelo qual a Susep está fazendo uma transformação regulatória. Até o momento, mais de 274 atos normativos já foram revogados pela autarquia. “Essas mudanças irão tornar o seguro mais ágil e acessível para todos, e é isso que o novo consumidor precisa. A digitalização acelerada nessa pandemia funciona como catalisador dessa liberdade para a relação de consumo, pois um ambiente onde o segurado tenha maior possibilidade de escolha de produtos e provedores de serviços é benéfico para todos”.

O diretor da autarquia ainda ressaltou que o uso cada vez maior de dados pessoais, possibilitado por legislações específicas e o consentimento do cliente, geram a oportunidade de desenvolvimento de ferramentas para as empresas do mercado. “Para desenhar um produto sob medida para o cliente, você precisa saber qual é essa medida. A customização dos produtos, alinhada ao compartilhamento dessas informações, casa perfeitamente com as novas demandas de consumo”.

Para Angelica, o consumidor do futuro terá cada vez mais poder de escolha e a capacidade de influenciar mercados ao decorrer do tempo, exercendo um papel de indicador de caminhos a serem trilhados pelo setor e pelas companhias. Segundo a advogada, viver é um risco e a única permanência é a incerteza. “O cliente espera o produto e a oferta no tempo certo. É preciso analisar que cada pessoa tem um perfil, então nem todos irão se adaptar a apenas um método de distribuição e atendimento. Investir em tecnologia é e sempre foi importante, mas não dá para ignorar aquele consumidor que não deseje tanta autonomia assim na hora de adquirir um serviço”.

Juliana disse que a legislação trouxe valores para essa relação de consumo, mas é fundamental que o direito não estabeleça limites na inovação, pois a sociedade precisa evoluir. A executiva ainda comentou sobre uma pesquisa pelo IPSConsumo em parceria com o IBRC (Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), na qual foram ouvidos 7.906 consumidores em todos os estados brasileiros e 302 executivos de mercado. De acordo com o estudo, a maior crítica daqueles que estão insatisfeitos com o atendimento é com falta de agilidade e resolutividade, o que coincide com os principais desafios apontados para os executivos de mercado. “Durante a pesquisa, percebemos que muitas empresas não monitoram adequadamente as resoluções no primeiro contato do cliente e o nível de satisfação deles. Não vamos pensar no cliente não apenas na área de atendimento ou jurídico, mas na elaboração do produto também”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO