Ultima atualização 11 de março

Seguro rural pode avaliar áreas a distância

Com as informações obtidas pelo sensoriamento remoto, as seguradoras agrícolas conseguem pré-aprovar certas coberturas virtualmente

As seguradoras que oferecem o seguro rural podem usar o sensoriamento remoto para monitor as áreas agrícolas seguradas. O sistema permite o acompanhamento mesmo na pandemia, auxiliando nas avaliações para a contratação do seguro agrícola e nos registros das intercorrências climáticas.

O setor que fornece este serviço deve ser, ainda, impulsionado pelo seguro paramétrico, que entrou em vigor em janeiro. A modalidade utiliza índice pré-determinado no contrato como parâmetro na ocorrência de problemas climáticos. A cobertura da apólice é acionada caso o índice usado como parâmetro seja alcançado. Exemplo disso foi a seca registrada no sul do país. Se o índice de base estabelecido no acordo entre o produtor e a seguradora for atingido e excedido, o seguro pode ser acionado.

O Ministério da Agricultura regulou o seguro paramétrico com subvenção de 20% ao prêmio, para qualquer atividade, e deverá se tornar uma grande alternativa de proteção rural nas próximas safras, já que possibilita o produtor adotar uma cobertura para a área agrícola da maneira que for mais importante para suas lavouras.

“Quando um produtor solicita o seguro, as análises são realizadas na propriedade para determinar o cumprimento das diretrizes relacionadas ao histórico de produção anterior à área agrícola e às exigências ambientais. Com as informações obtidas pelo sensoriamento remoto, mapeadas por satélites, as seguradoras agrícolas conseguem pré-aprovar certas coberturas sem a necessidade de uma visita presencial. Essa velocidade e precisão de dados têm sido fundamentais para o fechamento dos contratos de seguro rural. Além disso, a antecipação de fatores de risco às lavouras seguradas permite aos produtores rurais tomar decisões mais assertivas na condução da lavoura”, diz o engenheiro agrônomo e gerente comercial da Geosys Brasil, Gustavo Libardi.

No ano passado foram contratadas 193 mil apólices de seguro rural, totalizando 13,7 milhões de hectares segurados, cerca de 21% da área total plantada no país. O valor total segurado pelas apólices somou R$ 45,7 bilhões, um montante 108% maior, em comparação com 2019.

* Fonte: Agrolink

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock