Ultima atualização 24 de março

Previdência Privada: o planejamento financeiro com vantagens tributárias

Planos de previdência privada podem ser indicados não apenas para fins de aposentadoria, mas também para planejamento educacional dos filhos e dependentes

Estamos vivendo um período extremamente desafiador, ainda sem a certeza de quando vamos recuperar condições mínimas de normalidade para nossas vidas e a economia em geral. Assim como ocorreu com o próprio conceito de normalidade, a pandemia também colocou em perspectiva nossa ideia de futuro, tanto do ponto de vista pessoal, quanto coletivo. No que se refere a cada um individualmente, todos nós estamos reavaliando o nível de proteção e segurança que temos hoje e como podemos atuar para melhorá-lo, por meio de um planejamento financeiro e de vida de longo prazo.

Marcelo Rosseti

Muitos especialistas têm afirmado que um dos efeitos colaterais da pandemia foi a formação de uma poupança forçada no que toca à população de maior renda disponível, em razão do menor apelo por despesas como viagens e lazer em geral, decorrente das medidas de distanciamento social. Parte desses recursos certamente voltará à economia na forma de consumo no pós-pandemia, mas é esperado que uma parcela razoável permaneça como reserva, em função da mudança de mentalidade provocada por esse período de incerteza e vulnerabilidade.

A grande questão que se apresenta é: quais são os melhores destinos para as nossas economias em um cenário de juros reduzidos e ainda indefinido, não só no Brasil, mas em todo o mundo, dado o desafio fiscal a ser enfrentado pelos governos nos próximos anos, como consequência dos gastos acarretados pela crise sanitária? É a chamada ‘pergunta de um milhão’.

Em se tratando de longo prazo, todo planejamento financeiro deve incluir, obrigatoriamente, mas não apenas, um bom plano de previdência privada. Nos últimos anos, o forte avanço e a sofisticação da indústria de investimentos deram origem a um imenso leque de produtos para todos os perfis de clientes, desde os mais conservadores até os de maior tolerância a risco. A previdência privada fez parte dessa evolução, passando a oferecer fundos de investimento cada vez mais diversificados e adequados a perfis e objetivos específicos de clientes.

Além da rentabilidade competitiva, os planos de previdência contam com vantagens tributárias que se tornam ainda mais significativas em cenários de taxas de juros reduzidas como o que vivemos hoje. Nesse caso, a escolha deve recair sobre o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), no qual o participante precisa ser contribuinte ou beneficiário da Previdência Social, isto é, o INSS, e utilizar o modelo completo de declaração de Imposto de Renda, que permite a discriminação das despesas dedutíveis e das contribuições feitas à Previdência, seja a oficial ou a complementar.

No PGBL, os participantes podem deduzir da base de cálculo do IR das Pessoas Físicas as contribuições que fizerem ao plano até o limite de 12% de sua renda bruta tributável. Em contrapartida, nos resgates ou recebimento de benefícios, o Imposto incide sobre todo o valor resgatado. A lógica que sustenta essa tributação é a de que, enquanto a pessoa estiver acumulando recursos para a aposentadoria, não precisa pagar IR sobre esse estoque.

Outro ponto a observar é que os planos de previdência apresentam duas opções de regime tributário: regressivo e progressivo. No regressivo, o IR pago no resgate ou recebimento de benefício é descontado na fonte, de forma definitiva, e a alíquota diminui à medida que o prazo da aplicação aumenta, podendo chegar a 10% a partir do décimo primeiro ano.

Já no regime progressivo, a alíquota é definida conforme a tabela de IR das Pessoas Físicas, mas não é definitiva, podendo ser compensável, parcial ou integralmente, na Declaração de Ajuste Anual. No caso de resgate, serão deduzidos, na fonte, 15% de IR a título de antecipação. A escolha do regime ocorre na proposta de adesão a cada plano, sendo definitiva caso haja opção pelo regressivo.

Vale lembrar, ainda, que os instrumentos de poupança e acúmulo de reservas proporcionados pelos planos de previdência privada podem ser indicados não apenas para fins de aposentadoria, mas também para planejamento educacional dos filhos e dependentes, seja uma faculdade particular, um MBA ou intercâmbio no exterior, além de planejamento tributário e sucessório.

Uma última, mas não menos importante, consideração diz respeito ao que chamamos de os “sete passos” para a escolha do plano de previdência mais adequado às necessidades e expectativas de cada cliente. São eles:

– Procure começar cedo: quanto maior o tempo de contribuição, menor o valor a ser investido mensalmente;

– Informe-se sobre as opções de planos disponíveis no mercado;

– Escolha o regime tributário mais adequado às suas necessidades;

– Estabeleça previamente o objetivo da constituição dessa reserva, dentre os já citados;

– Ajuste a escolha do plano, tanto com relação a valores quanto a risco, ao seu momento de vida;

– Não se deixe influenciar somente pela taxa administração, pois um fundo com taxa mais elevada pode apresentar melhor performance do que outro com taxa inferior, resultando em maior ganho para o participante;

– Por fim, talvez o mais relevante: reavalie periodicamente o plano e seus objetivos, para adequá-los ao seu contexto de vida e efetuar as correções de rota que se fizerem necessárias.

Se é certo que não existe resposta definitiva à “pergunta de um milhão”, também não há dúvida de que a previdência privada tem seu lugar reservado entre os argumentos que ajudam a endereçá-la.

* Por Marcelo Rosseti, Superintendente Executivo da Bradesco Vida e Previdência

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO