Ultima atualização 25 de março

Mapfre desenvolve programa para impulsionar a liderança feminina

Curso elaborado pela seguradora faz parte da estratégia de ter 45% dos cargos de liderança ocupados por mulheres em 2021, promovendo a equidade de gênero

EXCLUSIVO – Impulsionar a formação de líderes mulheres na companhia. Esse é o objetivo da Mapfre Brasil ao oferecer o 1º Programa de Liderança Feminina, um curso composto por seis módulos com temas que vão da jornada de desenvolvimento até conexões estratégicas e liderança em rede.

Atualmente, as mulheres representam mais de 60% dos colaboradores e as ações voltadas ao público feminino estão alinhadas ao compromisso mundial da empresa com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (Igualdade de oportunidades), que visa a alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.

O programa visa assegurar que 45% das vagas em postos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Segundo Rosângela Paula dos Santos, superintendente de Talentos da Mapfre, o curso em o objetivo de capacitar e preparar mulheres que ocupam a média liderança da empresa para uma evolução de carreira para futuras posições estratégicas. “Para isso, a nossa seleção das participantes foi feita a partir de mulheres que já integram nossa Matriz Global de Talentos (MGTN), que mapeia os talentos da Companhia em todos os países em que a seguradora atua”.

Participam da ação 34 mulheres, representantes de todas as áreas da empresa. O Programa de Liderança tem uma carga horária total de 68 horas de capacitação, divididas em seis módulos e alguns encontros intermediários. Todo conteúdo está pautado no autoconhecimento e empoderamento por meio da seguinte estrutura:

– Liderando a mim mesma: O que é ser líder;
– Propósito: Minha jornada de desenvolvimento;
– Liderando a organização: Contexto de mundo e contexto Mapfre;
– Liderando os outros: Ações e conexões estratégicas;
– Liderando a transformação: Liderança em rede;
– Minha marca e meu legado.

De acordo com Rosângela, o tema sempre esteve na pauta da área de Recursos Humanos, porém de maneira mais contundente a partir de 2019, quando passou a ser uma regra ter a mesma quantidade de homens e mulheres nas etapas finais de processos seletivos para cargos de liderança. Além disso, a seguradora retomou a Comissão de Gênero, que tem como responsabilidade promover movimentos de transformação, auxiliando na busca da igualdade. “Acreditamos que ter pontos de vista, opiniões e referências diversas é um diferencial para a organização. Toda a sociedade já observou as vantagens em ter mulheres na liderança, por isso, estamos acelerando o nosso processo, buscando tornar a nossa empresa mais igualitária”.

Para a superintendente de Talentos da Mapfre, o maior desafio das mulheres dentro do mundo corporativo é vencer os preconceitos e o viés inconsciente que pode atrapalhar um gestor de promovê-las para cargos de alta liderança. “A autossabotagem é certamente uma questão importante que precisa ser trabalhada para que as mulheres se enxerguem prontas para se candidatarem a postos de liderança. Somos capazes tanto quanto os homens de ocupar os cargos mais altos, por isso é importante confiar no nosso potencial e sempre buscar evoluir através da capacitação e observação, absorvendo o máximo de experiência e conhecimento dentro do ambiente de trabalho”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

* com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO