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Em um ano extremamente desafiador para o ambiente de negócios, a Icatu Seguros manteve seu histórico de crescimento. Preparada para o cenário de queda de juros, e colhendo frutos dos investimentos em parcerias de longo prazo, novos negócios e projetos de tecnologia e inovação, a companhia apresentou resultados operacionais robustos em Vida, Previdência e Capitalização. Seu faturamento em 2020 foi de R$ 8,4 bilhões, mantendo ROE (retorno sobre o patrimônio) acima de 20%.

A empresa atingiu R$ 642 milhões em resultado com operações de seguros, e lucro de R$ 292,4 milhões, o segundo melhor ao longo de sua trajetória. O patrimônio líquido da seguradora chegou a R$ 1,7 bilhão, crescimento de 23% em relação a 2019.

Entre os fatores que impulsionaram o resultado positivo está o incremento no faturamento de Vida e contribuições em Previdência, o que demonstra que a pandemia de Covid-19 mobilizou as pessoas em torno do planejamento financeiro e da proteção da família. Outro fator foi o crescimento de 51% em Capitalização, impulsionado por uma estratégia de aquisição de carteiras.

“Nosso propósito nunca foi tão necessário para nossa sociedade como nos dias atuais: nós trabalhamos para contribuir com um Brasil em que as pessoas e famílias estejam financeiramente protegidas em todas as fases de suas vidas”, afirma o presidente da Icatu Seguros, Luciano Snel. “Diante de uma vida cada vez mais longeva, os produtos de Previdência tornaram-se indispensáveis para o planejamento do futuro, e agora as pessoas também já percebem o seguro de Vida como um investimento. Associados, esses produtos oferecem uma proteção completa e poderosa, que permite blindagem patrimonial e reequilíbrio diante da vulnerabilidade da vida”, completa o executivo.

A companhia retornou para a sociedade R$ 900 milhões em pagamentos de renda, benefícios e sorteios. A Icatu começa 2021, ano em que completa 30 anos de operação, com cerca de 8 milhões de negócios ativos.

A seguradora tem como importante pilar ser uma empresa multicanal para ampliar sua capilaridade pelo país e democratizar o acesso a produtos de proteção e planejamento financeiro. Com o fortalecimento de parcerias estratégicas, a companhia atende milhares de clientes por meio de seus mais de 1.900 funcionários, 38 filiais, e parceiros comerciais como bancos, cooperativas de crédito, plataformas digitais e varejistas, além de sua força consultiva, com mais de 14 mil corretores.

Valorização dos Corretores: venda consultiva e especializada

A Icatu entende que o corretor é um parceiro fundamental para acompanhar a jornada dos seus clientes e, por isso, estimula seu papel de consultor no processo de sensibilização, de estímulo à cultura da proteção e na democratização do acesso às soluções de planejamento financeiro existentes no mercado. Durante a pandemia e período de trabalho remoto, a seguradpra ampliou seus projetos de capacitação e investiu em ações para facilitar o trabalho dos corretores e aumentar a previsibilidade de seu fluxo de caixa, por exemplo, agilizando a aceitação e implantação de propostas, e a comercialização de produtos de forma online.

A empresa vem aprimorando de forma constante suas ferramentas de suporte às vendas, como forma de contribuir para que seus corretores e novos parceiros tenham autonomia, agilidade e conhecimento, sobretudo de forma mais dinâmica e flexível. Ano passado, por exemplo, a Icatu fez um upgrade tecnológico importante para o Educatu (plataforma online de treinamento gratuito), que agora conta com uma versão desenvolvida e adaptada para mobile, além de aplicativo.

A companhia também oferece a Casa do Corretor, plataforma virtual da Icatu desenvolvida exclusivamente para esses profissionais, com todas as ferramentas de apoio e orientação comercial necessárias para o dia a dia de sua atividade. Para garantir a evolução contínua da plataforma, a Icatu conta ainda com uma equipe multidisciplinar com conhecimento em Experiência Digital.

Investimentos em tecnologia e inovação

A companhia investiu mais de R$ 120 milhões em tecnologia e inovação, consolidando, por exemplo, projetos de transformação digital e Portal de APIs.

Atualmente, há projetos de inovação cooperada com parceiros e equipes multidisciplinares voltados para o desenvolvimento de novas experiências, projetos de cultura de inovação na empresa e pesquisas para diagnóstico e melhorias em produtos e serviços.

“O desafio das seguradoras em todo o mundo tem sido criar novas experiências e ofertas mais simples e intuitivas, em todos os pontos de contato, proporcionando mais conveniência aos clientes, parceiros e corretores”, diz Snel.

Em 2020, a Icatu inaugurou novos escritórios pelo Brasil e, em abril deste ano, é a vez da matriz ganhar uma casa nova. Muito em linha com sua estratégia ASG, a Icatu vai ocupar um edifício green building, e desenvolveu todo seu projeto para os novos espaços com base em pilares de colaboração e sustentabilidade, contando também com a Certificação LEED ® GOLD.

Para dar suporte ao crescimento, a seguradora fechou 2020 com a contratação de quase 400 novos funcionários, mesmo durante a pandemia, e pretende continuar crescendo este ano, sobretudo nas áreas de tecnologia.

Desempenho nos segmentos

Com o objetivo de atender a todos os perfis de clientes, a companhia lançou 63 novos fundos, média de mais de um por semana, tornando seu marketplace de Previdência o mais robusto e diversificado do mercado. São 330 fundos e mais de 100 gestores renomados do país. Em Previdência Privada, as provisões técnicas atingiram a marca de R$ 43,5 bilhões de ativos, 10,9% a mais que no ano anterior, e a captação líquida do ano foi de R$ 2,6 bilhões.

No segmento de Vida, a companhia cresceu por meio de parcerias estratégicas e fechou o ano com faturamento de R$ 2,4 bilhões, o que representa um aumento de 13% em relação a 2019. Destaque de crescimento também para o Canal Corretor, com produtos de Vida Individual e voltados para pequenas e médias empresas (PMEs), o que representa um aumento de 25%, se comparado ao ano anterior.

Em Capitalização, com faturamento na ordem de R$ 2,0 bilhões, foram pagos mais de R$ 75,3 milhões em sorteios pelo país. A Icatu é uma das maiores empresas desse segmento no Brasil, com 8,5% de market share. Em 2020, consolidou a joint venture Rio Grande Capitalização, alcançando R$ 900 milhões em reservas, e se prepara para dar início à joint venture formada no ano passado com a Caixa Seguridade. A partir de abril deste ano, a seguradora passará a oferecer com exclusividade produtos de capitalização que atendam aos diferentes perfis de clientes da Caixa. Os produtos serão distribuídos em todos os canais da Caixa Econômica Federal.

O patrimônio administrado pela Icatu Fundos de Pensão – uma das linhas de negócios da Icatu Seguros, especializado no segmento de administração de planos de previdência complementar – somou R$ 3,7 bilhões. O segmento é responsável pela gestão de cinco planos instituídos e 41 planos do fundo Icatu Multipatrocinado (Icatu FMP), que completa 25 anos este ano. A Icatu Fundos de Pensão possui 100 patrocinadoras e instituidores, além de 88 mil participantes.

Rio Grande

A Rio Grande Seguros e Previdência, joint venture entre o Banrisul e a Icatu Seguros, apresentou faturamento de R$ 1,2 bilhão e lucro de R$ 82,3 milhões. Atualmente, a seguradora possui 14,3% de market share do segmento de Vida no estado.

Icatu Vanguarda

Gestora de recursos do Grupo Icatu, a companhia superou R$ 30,8 bilhões em ativos sob administração em 2020, de acordo com o ranking de gestoras da ANBIMA. Esse número representa um aumento de 31% em relação ao ano de 2019. Já a receita da companhia atingiu R$ 91,8 milhões, alcançando um crescimento de 25%. A empresa fechou o ano passado com mais de 53 mil cotistas – alta de 8% em relação a 2019. Destaque para a superação da marca de 150 clientes institucionais. Em 2020, a Icatu Vanguarda manteve o rating MQ1 (Excelente) da Moody’s, reafirmado pela boa performance dos fundos, com filosofia de investimento disciplinada, equipe experiente e solidez do controlador.

N.F.
Revista Apólice

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