Ultima atualização 29 de março

Ever Given causa perdas de milhões de dólares para seguradoras

Navio MV Ever Given volta a flutuar no Canal de Suez, depois de passar sete dias encalhado. Ainda não é possível mensurar o potencial das perdas

EXCLUSIVO – O gigante MV Ever Given voltou a flutuar nesta segunda-feira. Entretanto, os proprietários do navio e as seguradoras devem receber diversos pedidos de indenizações nos próximos dias. O navio mede 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e capacidade para 20 mil TEU (1 TEU é a medida unitária utilizada no transporte marítimo para contentores marítimos de 20 pés). Ele encalhou na última terça-feira (23/03) por conta de fortes rajadas de vento e impediu a passagem de outras embarcações pelo Canal de Suez, uma das rotas mais utilizadas pelo comércio global por via marítima.

A Evergreen Line, empresa de navegação do conglomerado Evergreen International Corp (com origem em Taiwan) opera o navio em regime de leasing e a embarcação tem feito a rota que liga Extremo-Oriente à Europa. Segundo comunicação desta empresa, o acidente ocorreu seis milhas náuticas após entrada do Canal, pelo lado sul, vindo do Mar Vermelho em direção ao Mar Mediterrâneo. O navio encalhou após perder a linha de navegação por efeito de rajadas de vento de 30 nós (cerca de 56 quilómetros/hora), admite o transitário.

Os grandes porta-contentores com a capacidade do Ever Given estão provavelmente segurados por danos no casco e maquinaria por um valor entre 100 e 140 milhões de dólares, adiantaram fontes da indústria seguradora à agência Reuters. As apólices deste navio estão garantidas no mercado japonês.

Os encargos que irão recair sobre o proprietário da embarcação e as seguradoras incluem a perda de receitas associadas à carga do navio e os prejuízos de outros navios cuja passagem foi impedida pelo incidente, segundo fontes dos seguros e de corretagem.

Por ano, aproximadamente 19 mil navios passam pelo canal, transportando milhões de toneladas de mercadorias. A Lloyd’s List estima que o valor diário dos contêineres que transitam pelo canal é de US$ 9,5 bilhões (mais de R$ 53 bilhões). “A cada dia que o canal permanece fechado, os navios não entregam alimentos, combustíveis e produtos manufaturados para a Europa e nenhuma mercadoria é exportada da Europa para o Extremo Oriente, refletindo diretamente nas cadeias de suprimentos mundial”, acrescenta Aparecido Mendes da Rocha, corretor especializado em seguro de transporte internacional.

O custo da operação de salvamento também deverá ser coberto pela seguradora do casco e da maquinaria. “É potencialmente o maior desastre mundial de sempre com navios porta-contentores sem que haja perda total do navio”, disse um jurista especialista em navegação que preferiu manter anonimato.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO