Ultima atualização 18 de fevereiro

Megavazamento de dados: Seguro cyber garante proteção neste momento

223 milhões de CPFs e outros dados foram expostos recentemente. Contratar uma apólice pode ser a solução para que organizações não sofram prejuízos

EXCLUSIVO – Recentemente aconteceram dois mega vazamentos de dados no Brasil. Em um deles, foram vazados 223 milhões de números de CPFs, acompanhados de informações como nome, sexo, data de nascimento e uma tabela com informações de veículos e CNPJs. O outro incluía, além dos 223 milhões de CPFs, informações sobre escolaridade, benefícios do INSS e programas sociais (como o Bolsa Família), renda etc.

A investigação ainda não foi concluída e não se sabe a origem dos ataques hackers, mas o número de dados vazados ultrapassa a população do País, que atualmente é estimada em 212 milhões, pois inclui informações de falecidos. Para minimizar os efeitos de situações como essa, o seguro cyber pode ser um aliado, pois oferece proteção às empresas e órgãos públicos no que se refere à responsabilidade pelo vazamento de dados, bem como eventuais prejuízos financeiros de ataques cibernéticos.

Entre as coberturas do seguro, estão inclusas investigação forense; extorsão cibernética (ransonware); notificação e monitoramento; restauração de dados eletrônicos; interrupção de rede (lucros cessantes e despesas operacionais); sanções administrativas (inclusive multas) e restituição de imagem da organização. Além disso, o produto cobre a parte de responsabilidade civil e danos a terceiros.

No Brasil, segundo Boletim de Segurança da Karspersky, foram enviados 360 mil novos arquivos maliciosos todos os dias durante 2020, um aumento de 5,2% em relação a 2019. Para Carol Ayub, superintendente de Produtos Financeiros da Tokio Marine, um ataque hacker pode abalar a confiança do consumidor e colocar à prova a reputação da organização. “As empresas passaram a entender a importância da contratação de um seguro como este. Além disso, este tipo de produto é direcionado para Pessoas Jurídicas, incluindo Pequenas, Médias e Grandes empresas. Ou seja, sua cobertura atende desde o micro ao grande empresário”.

De acordo com a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), entre janeiro e agosto de 2020, houve um aumento de 63% na contratação desse tipo de apólice em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 24 milhões em prêmio. Para Fernando Saccon, que é Superintendente de Linhas Financeiras e Seguro Garantia da Zurich no Brasil, esse crescimento nas contratações é um reflexo da pandemia, visto que muitas pessoas estão atuando em regime home office. “Nossa casa é um ambiente menos controlado quando comparado com o ambiente corporativo, e as pessoas passaram a fazer maior uso de seus dispositivos móveis. Outro fator que influenciou na alta demanda por esse tipo de proteção é a LGPD, que ao ser descumprida pode gerar multas milionárias às empresas”.

Segundo João Fontes, gerente de Linhas Financeiras da AIG Brasil, as seguradoras devem apoiar os corretores e seus clientes em assuntos específicos e nos quais é referência. De acordo com o executivo, agir com rapidez para solucionar o problema e ajudar nos reparos dos danos é essencial. “Infelizmente, a maioria das empresas não tem resposta imediata a um ataque, independentemente do tamanho. Muitas vezes, descobrem que foram atacadas meses depois do ocorrido, quando já é tarde”.

Marta Schuh, superintendente de riscos cibernéticos da Marsh Brasil, afirma que nenhuma ferramenta ou processo pode trazer 100% de eficácia em prevenir um ataque cibernético. Entretanto, oferecer treinamentos e realizar análises detalhadas é fundamental na prevenção de vazamentos de dados “É preciso entender como está a maturidade dos pilares tecnológicos da organização antes da subscrição. Além disso, é importante notar que a tecnologia é evolutiva e os processos/ferramentas precisam ser avaliados de forma contínua ou então se tornam obsoletos”.

Para Mariana Ortiz, head of Cyber Insurance da Generali, essa é uma oportunidade para os corretores se desenvolverem e ampliarem sua carteira, entendendo a aplicação das coberturas, os riscos inerentes a determinadas indústrias e outros fatores. “Este é um produto relativamente novo no mercado segurador e que poucos profissionais se especializaram desde seu lançamento. Não existe ninguém melhor do que o corretor, que desempenha o papel de consultor de proteção, para conscientizar seus clientes sobre a necessidade de proteger os ativos digitais da empresa”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock