Ultima atualização 25 de fevereiro

Corretor é principal agente da distribuição de seguros no mundo

O CVG-RJ realizou o evento "Almoço com Seguro" para falar sobre os desafios na venda de seguros pós-Covid e como a tecnologia pode auxiliar neste processo

EXCLUSIVO – Para falar sobre os desafios da distribuição de seguros pós-Covid no Brasil e na Europa, o CVG-RJ (Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro) realizou na tarde de ontem, 24 de fevereiro, a primeira edição internacional do evento “Almoço com Seguro”. A transmissão ao vivo foi realizada pelo canal do YouTube da entidade e mediada pelo presidente do Clube, Octávio Perissé, e o vice-presidente, Enio Miraglia.

Os convidados da live foram César Garcia, delegado da APROMES (Associação Profissional de Mediadores de Seguros) em Portugal; Henrique Brandão, presidente do Sincor-RJ (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro); e Nilton Molina, presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros e do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Comentando sobre o setor segurador na Europa, Garcia afirmou que conhecer os mercados internacionais pode auxiliar o Brasil a refletir sobre o desenvolvimento das suas atividades e conquistar mais clientes, pois cada vez mais as pessoas estão sendo expostas a riscos. Segundo o especialista, a média de participação do seguro no PIB europeu gira em torno de 6%. “Isso nos mostra o quanto a indústria brasileira de seguros pode expandir, pois é ela quem dá apoio aos outros setores da economia. As seguradoras têm oferecido planos de facilitação do pagamento do prêmio, diminuindo valores dos produtos e investindo em novas ferramentas tecnológicas, o que já é um grande passo para a recuperação do setor”.

Brandão abordou a aceleração do processo de digitalização no setor devido à pandemia e a reavaliação do modelo de intermediação. De acordo com ele, o corretor deve investir na tecnologia para aumentar as vendas, mas mantendo uma relação humanizada com o consumidor. “O corretor é o ator principal da distribuição de seguros no mundo inteiro. Enquanto existir a capacidade da relação humana existirá a categoria, não importa o quanto a tecnologia avance. Em tempos de isolamento social, é fundamental que os profissionais aproveitem para se qualificar, participar de treinamentos e elaborar ações para expandir a carteira. A importância da proteção nunca esteve tanto em evidência, sejamos inteligentes para aproveitar as oportunidades que estão surgindo”.

Molina falou um sobre a acessibilidade da população na aquisição de um seguro, afirmando que, além da regulamentação, a estrutura fiscal e tributária do Brasil não permite que o mercado ofereça produtos com valores mais baixos. De acordo com ele, o maior desafio do setor é proporcionar mais qualidade e benefícios para os clientes pelo mesmo preço. “Quando quebrarmos as barreiras para aumentar a acessibilidade do seguro, nosso setor irá crescer. Uma maneira das seguradoras acelerarem esse processo é através de economia nas despesas administrativas, atingindo uma maior escala, e nos custos com a distribuição, investindo em ferramentas que gerem maior eficiência e produtividade”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock