Ultima atualização 03 de fevereiro

Clientes aprovam digitalização da vistoria nos seguros da Zurich

Além de tornar a cobertura do sinistro da empresa mais rápida, a digitalização é sustentável, pois dispensa a ida de um técnico até o local e elimina a impressão de laudos físicos de vistoria

Redução de prazo, menos etapas nos processos e consequente agilidade na cobertura em caso dos sinistros nos seguros de residências e empresas. Essa é a realidade dos clientes da Zurich que têm esses tipos de seguros por conta de mudanças promovidas pela companhia, pois o processo de vistoria passou a ser digital por conta de uma plataforma eletrônica desenvolvida especialmente para isso.

Por meio dela, assim que comunica a ocorrência, o segurado recebe um SMS com um link. Após acessá-lo, basta que ele envie fotos e documentos pela internet, conforme as instruções automáticas. Se estiver tudo ok, a liberação pode ocorrer até no mesmo dia.

“Além de ter eliminado a necessidade de agendamento prévio de vistoria, promovendo mais rapidez do processo, com redução de até 5 dias em comparação aos trâmites anteriores, o modelo de vistoria digital da seguradora teve outro efeito de impacto sustentável: suprimiu a obrigadão de um técnico se deslocar, de moto ou carro, até a residência ou empresa em que aconteceu um dos eventos cobertos por esse tipo de seguro. São eles: dano elétrico, quebra de vidros em janelas, avarias devido à incêndio, ou roubo ou furto”, conta o superintendente de Sinistros, Personal Lines da companhia, Fabio Santos Silva.

Segundo o executivo, outro impacto sustentável do processo é que ele dispensa a impressão de papéis, uma vez que os laudos de vistoria são eletrônicos; assim, evita-se a emissão de gás carbônico na atmosfera. “Todo esse efeito colateral benéfico para a sociedade não é coincidência, pois a empresa tem olhado para os seus procedimentos, transformando-os em processos estruturados, de forma que tragam benefícios para seus clientes e corretores parceiros, mas que também sejam positivos para a natureza”, afirma.

Silva destaca que a Zurich tem um compromisso global e a clara missão em todos os aspectos da sustentabilidade. “A seguradora tem a ambição de ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto socioambiental do mundo, e está empenhada com a redução de CO2, tanto que passou a integrar a Net-Zero Asset Owner Alliance, da Organização das Nações Unidas, com o compromisso de zerar, até 2050, suas emissões de carbono”, revela.

Digitalização aumentou nível de satisfação dos clientes

O processo de digitalização dos processos da empresa vem ocorrendo muito antes da decretação da pandemia pelo novo coronavírus, mas o isolamento social provocado pela Covid-19 impulsionou ainda mais a seguradora a investir em soluções de autosserviço. Não por acaso, a companhia detectou crescimento da utilização das novas ferramentas, caso da vistoria digital para os seguros de residência e empresas, justamente nesse período.

De acordo Silva, em 2020 a Zurich intensificou o processo de vistoria digital para o segmento Property Personal Lines (que é como a companhia enquadra os seguros residencial e comercial), beneficiando os clientes que precisaram acionar o seguro para suas propriedades.

Diz ele: “Saímos de quase 40% em 2019 para mais de 80% de vistoria digital em 2020, reduzindo consideravelmente o prazo nos processos e aumentando a satisfação dos clientes. As reclamações chegaram a quase 10% em seu ápice, em abril daquele ano, e caíram para menos de 0,9% a partir de outubro, mantendo-se estável nesse patamar desde então”.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock