Ultima atualização 28 de janeiro

Reajuste nos planos de saúde é necessário para manter coberturas e serviços

Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde, fala sobre o reajuste acumulado nos planos de saúde e quais são os possíveis impactos da medida no setor

EXCLUSIVO – Devido à pandemia de Covid-19, a ANS (Agência Nacional de Saúde) suspendeu o reajuste dos planos de saúde em 2020. Entretanto, a partir desse mês os boletos já foram enviados para os beneficiários com o reajuste, seja ele anual ou por mudança de faixa etária, que não foi cobrado no ano passado.

A reguladora definiu que o aumento deverá ser de até 8,14% para os planos individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999. Além disso, a Agência estabeleceu que o valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18 anos).

Com o aumento na mensalidade, a principal preocupação dos usuários é não poder continuar pagando o plano. A rescisão ou suspensão de um contrato individual pode ocorrer caso o pagamento não seja feito após 60 dias, corridos ou não, nos últimos 12 meses. A seguradora ou operadora tem a obrigação de alertar o cliente sobre o cancelamento até o 50º dia de inadimplência. Nos planos coletivos a regra varia e, caso o consumidor opte por cancelar ou alterar a categoria para outra mais em conta, as cobranças de reajustes referentes a 2020 continuam valendo.

Vera Valente

Entretanto, segundo Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde, a regra definida pela ANS é positiva e permite diluir o impacto da recomposição no orçamento dos contratantes, sejam empresas ou famílias. Portanto, serve para atenuar os efeitos e colaborará para que as coberturas sejam mantidas. “Nosso interesse é, e continuará sendo, que mais pessoas tenham e mantenham a assistência da saúde suplementar. Renegociações, quando necessárias, são realizadas todos os dias, a fim de que os preços das mensalidades possam se adequar à capacidade de pagamento dos contratantes”.

De acordo com Vera, é fundamental entender que, na saúde suplementar, reajustes são a mera recomposição de custos que os beneficiários tiveram com os procedimentos ocorridos no tempo pretérito, ou seja, a não aplicação do reajuste apenas contribuiria no desequilíbrio dos contratos existentes, podendo comprometer a prestação dos serviços. “As operadoras associadas à FenaSaúde sempre levam em consideração as condições efetivas de mercado e da economia como um todo quando negociam com seus clientes. O objetivo é sempre manter e ampliar os contratos e o número de vidas cobertas, e não os restringir”

Para ela, ofertar produtos diferenciados que atendam os brasileiros de forma mais heterogênea certamente permitirá ampliar o acesso à saúde suplementar, o que ajudará também a desafogar o SUS. “Continuaremos atuando de maneira institucional para mostrar que há várias possibilidades de ampliar acesso por meio de planos e seguros de saúde. É desejável termos coberturas mais flexíveis, e não apenas produtos com formatos fixos. Somos uma população heterogênea e, como tal, certamente precisamos ter planos mais acessíveis e aderentes às necessidades diversas das pessoas”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock