Ultima atualização 04 de janeiro

Seguradora americana investe em Bitcoin

MassMutual faz investimento em Bitcoin para garantir diversificação de sua carteira de investimentos no mercado americano

A seguradora americana MassMutual, fundada em 1851 e uma das mais antigas dos Estados Unidos, comprou US$ 100 milhões em Bitcoin para sua carteira de investimentos. O negócio, de acordo com o MoneyTimes e citando o Wall Street Journal, foi feito recorrendo aos serviços da Nydig, uma financeira especializada em trading de Bitcoin.

O MoneyTimes acrescenta que a seguradora comprou “uma participação de US$ 5 milhões na Nydig”, o que reforça o caráter de colaboração muito próxima entre as duas empresas. O MoneyTimes cita declarações do CEO da Nydig, esclarecendo que a seguradora tem sido um ótimo cliente; que a exposição da seguradora ao Bitcoin, sendo pequena, vem responder à diversificação crescente dos mercados financeiros, e que a MassMutual tem uma história de inovação e liderança em seu setor, pelo que o passo não surpreende.

As criptomoedas e o futuro

Após dez anos de funcionamento, uma coisa é inegável: as criptomoedas são mais um elemento do cenário geral de investimento em ativos financeiros. A Bitcoin foi a primeira das novas moedas eletrônicas baseadas em tecnologia “blockchain” e seu valor tem sido alvo de intensa especulação, tanto nos gráficos das bolsas de “trading” como nas conversas entre especialistas. Vários setores, como os cassinos online e outros negócios de natureza transnacional e baseados na internet, têm sido rápidos a adotar o uso da Bitcoin. Algumas autoridades nacionais toleram a moeda, como é o caso da União Europeia e dos Estados Unidos; outras combatem-na, mas reconhecem seu potencial e estão avançando com sua própria criptomoeda, como é o caso da China; outras ainda usam-na para driblar outros problemas financeiros, como é o caso da Venezuela.

Novo pico, depois de 2017

As críticas mostram que a criptomoeda é um ativo especulativo e um esquema de pirâmide, uma vez que não dispõe uma autoridade monetária central regulando seu valor. Contudo, ao fim de mais de uma década de funcionamento, está ficando claro que a independência em relação a autoridades monetárias é precisamente o que está dando força ao Bitcoin, que está se comportando como o ouro: um ativo de reserva para tempos de incerteza. No final de 2017 o Bitcoin chegou a valer $20.000 e os mais críticos apostaram que a “bolha” estava próxima de rebentar. Mas se é certo que perdeu muito de seu valor nos primeiros meses de 2018, a verdade é que não voltou a descer abaixo dos $3000 – um valor mais alto do que os máximos que havia alcançado no início de 2017. Não se tratou de uma “bolha”, mas sim de uma correção natural do mercado.

O Bitcoin está novamente atingindo os 20.000$, mas dessa vez já ninguém espera o fim súbito da criptomoeda – somente uma possível correção em um futuro próximo.

Um passo pequeno mas simbolicamente importante

É importante notar que o investimento em Bitcoin feito pela MassMutual representa apenas 0,04% de seus fundos totais. Em 30 de setembro, de acordo com a notícia da Bloomberg, a carteira de investimento total da seguradora americana era de $235 bilhões. A representante da empresa, Chelsea Haraty, reforçou a ideia de que este é “um primeiro passo, e que, como em qualquer outro investimento, a empresa estará atenta a oportunidades de futuro”.

Sediada no estado de Massachussetts, a Mass Mutual é especializada em seguros de vida. Tem cerca de 7000 funcionários nos Estados Unidos (um pouco mais de 10.000 à nível mundial) e conta com cerca de cinco milhões de clientes.

K.L.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO