Ultima atualização 03 de dezembro

Procon multa Qualicorp em R$ 3,1 mi por desrespeitar regra de reajuste

Após a análise de contratos apresentados por vários consumidores ao órgão, constatou-se que a empresa infringiu a Resolução Normativa 63

ATUALIZADO DIA 03/12/2020 ÀS 11:28

O Procon de São Paulo informou ontem, 2 de dezembro, que multou a Qualicorp em R$ 3,1 milhões por desrespeitar a regra de reajuste do valor de planos de saúde por mudança de faixa etária.

De acordo com o órgão, os valores vieram acima do permitido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“A empresa deveria apresentar documentos demonstrando o cumprimento de sua atribuição de negociar o reajuste. Contudo, limitou-se a apresentar comunicados recebidos das operadoras informando os valores reajustados. Assim, por deixar de prestar informações de interesse dos consumidores, a companhia foi multada”, informou o Procon.

Sobre o reajuste

Além do reajuste anual, os planos de saúde são reajustados de acordo com a alteração de faixa etária e a ANS, órgão que regula o setor, define limites para essa variação de preço.

De acordo com a regra para os contratos firmados a partir de 2004, estabelecida pela Resolução Normativa 63, devem ser adotadas dez faixas etárias, sendo que “a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não poderá ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas”.

“Após a análise de contratos apresentados por vários consumidores ao Procon-SP, constatou-se que a empresa infringiu a resolução ao aplicar tais reajustes: em alguns contratos a variação acumulada entre a 1ª e a 7ª faixa etária foi de 108% e entre a 7ª e a 10ª, de 180%”, completou o órgão.

A Qualicorp se posicionou dizendo que esclarece que os reajustes anual e por faixa etária são definidos pelas operadoras, conforme previsão em contrato e regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na função de administradora de benefícios, a empresa negociou junto às operadoras a aplicação do menor índice de reajuste possível, sempre com foco no interesse dos consumidores.

A companhia ressalta que já prestou todas as informações ao Procon-SP e confia que tudo será esclarecido.

* Fonte: Money Time

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock