Ultima atualização 30 de novembro

Webinar do CVG-SP discute a ascensão do seguro de pessoas

Durante almoço virtual representantes de algumas seguradoras analisaram os bons resultados obtidos a partir da tecnologia, inovação e mudanças nos processos

Na 6ª Rodada do Almoço com Especialistas da série de webinars Terraço Virtual, promovida pelo CVG-SP no dia 25 de novembro com transmissão ao vivo, os representantes da Alfa Seguros, Mitsui Sumitomo Seguros e Zurich relataram as ações das respectivas empresas para o desenvolvimento do seguro de pessoas, sobretudo no período de isolamento social. Sob a mediação do presidente da entidade, Silas Kasahaya, os convidados comentaram o acelerado processo de transformação digital nas empresas, a mudança nos processos, a inovação em produtos para beneficiar corretores e clientes e os bons resultados alcançados.

Transformação digital

O isolamento social trouxe desafios para a Alfa Seguros, segundo Joana Barros Salgueiro Santos, gerente Geral de Produto. Ela relata que a empresa precisou se reinventar e inovar. “Inovação não é apenas tecnologia, mas também mudar processos para atender a novas demandas”, disse. Uma das mudanças foi a digitalização dos produtos com foco em convenções coletivas, especialidade da Alfa. Outra, foi trocar o aviso de sinistros pelo digital.

A seguradora também estreitou o relacionamento com os corretores de seguros. “Os corretores foram muito importantes para conscientizar os clientes sobre a importância do seguro de vida em um momento de crescimento de mortes, evitando o cancelamento de apólices”, disse. Segundo Joana Salgueiro, a Alfa tem planos de crescer forte em 2021 no seguro de vida e em ramos elementares. “Vamos lançar produtos inovadores”, disse.

Para a Mitsui Sumitomo Seguros, a tecnologia fez a diferença. Tiago Moraes, gerente de Produtos, Subscrição e Operações de Vida, destaca inovações como a assinatura digital para contratos, o recebimento de documentos eletrônicos, a carteirinha de assistência 24 horas digital, o canal direto entre corretores e subscritores e o compartilhamento de ferramentas digitais.

Além da inclusão de afastados nos cálculos de PME, a seguradora adotou a cobrança por e-mail e flexibilizou o pagamento de faturas. Segundo Tiago Moraes, a Mitsui Sumitomo já indenizou R$ 1,5 milhão de sinistros por covid-19. Neste ano, a seguradora registrou crescimento de 27% em prêmios emitidos, até outubro, e de 30% em prêmios ganhos. “Durante a pandemia conseguimos aumentar a nossa carteira em 68 mil vidas”, disse.

Fabiano Lima, diretor Executivo de Vida, Previdência e Capitalização da Zurich, contou que os funcionários em home office receberam uma série de benefícios, como telemedicina e atendimento psicológico extensivos a familiares. “Não tivemos queda de produtividade e nem atrasos nesse período”, disse.

Para clientes e corretores de seguros as medidas foram de auxílio, como a ampliação do prazo de pagamento e a redução do prazo de indenização. Já no segmento PME, além da ampliação de limites, houve a inclusão de subestipulantes, novas coberturas e melhorias no sistema de cotação, que passou a ser 100% online.

Na área social a Zurich doou R$ 5 milhões ao Hospital das Clínicas para a aquisição de novos leitos. Fabiano Lima reconhece que o trágico momento atual evidencia o papel de proteção do seguro. Ele manifestou a certeza de que ao final da crise haverá oportunidades para o seguro. “Quando atravessarmos tudo isso, o horizonte será mais próspero”, disse.

Crescimento do seguro de vida

Respondendo às perguntas do público do evento, os convidados do evento do CVG-SP concordaram que a pandemia trouxe uma nova percepção sobre a importância do seguro de vida. “A demanda aumentou e não podemos deixar isso acabar”, disse Joana Salgueiro. “As pessoas também estão mais preocupadas com proteção financeira, abrindo oportunidades para a previdência”, acrescentou Tiago Moraes.

Fabiano Lima observou que a pandemia também despertou o interesse do segmento empresarial. “Mesmo com orçamento apertado, vemos PMEs procurando a proteção do seguro, o que demonstra a conscientização”, disse. Segundo o presidente do CVG-SP, essa mudança é global. “Pesquisas indicam que o comportamento de consumo mudou bastante”, disse.

Outra questão foi em relação a um possível atraso tecnológico do mercado de seguros. “Não vejo o mercado brasileiro devedor. A transformação digital começou lá atrás, evoluiu e não tem mais volta”, disse Fabiano Lima. “Digitalizamos coisas que achávamos que não conseguiríamos e num prazo curto. A lição é que temos de inovar”, disse Joana Salgueiro. “Foi um grande aprendizado”, disse o presidente do CVG-SP.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock