Ultima atualização 03 de novembro

Susep coloca fim na padronização dos seguros compreensivos

Objetivo da entidade é permitir que as seguradoras desenhem seus produtos conforme a necessidade dos consumidores, tornando mais flexível a operação

A Susep conclui na próxima quinta-feira, 05 de novembro, a consulta pública sobre minuta de circular que irá simplificar as normas que dispõem sobre regras e critérios para a operação de seguros compreensivos residenciais, empresariais e de condomínios, além dos seguros de lucros cessantes, riscos de engenharia e riscos diversos. Uma das principais medidas que irão constar da futura norma é o fim dos planos padronizados, o que permitirá às seguradoras desenhar seus produtos conforme a necessidade dos clientes.

De acordo com o consultor Sérgio Ricardo, em sua última coluna do CQCS, essa medida exige atenção por parte dos corretores de seguros. Isso porque, na visão dele, sem os planos padronizados, que servem de base ao mercado, poderão ocorrer conflitos de consumo. “Os corretores terão que conhecer em detalhes as condições gerais dos produtos que vierem a comercializar, já que os planos padronizados não existirão mais”, alertou.

A intenção da entidade é tornar mais flexível a operação nos seguros patrimoniais. “O que se pretende é viabilizar maior diversificação de produtos, evitando sua padronização e eliminando restrições existentes nas normas em vigor, de forma que haja ampliação de oferta de seguros que possam atender melhor aos interesses e necessidades dos consumidores”, explica a coordenadora-geral de Regulação de Seguros Massificados, Pessoas e Previdência da autarquia, Mariana Arozo.

Já o diretor da Superintendência, Rafael Scherre, revela que a proposta em consulta pública busca reduzir restrições, trazendo mais liberdade, reduzindo carga regulatória e burocracias desnecessárias. “Mais flexibilidade permite a estruturação de produtos diversificados e mais apropriados às necessidades dos clientes”, afirma.

O texto da minuta está disponível no site da entidade. Os interessados em fazer sugestões ou críticas pode enviar seus comentários para o endereço eletrônico:[email protected]

* Fonte: CQCS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO