Ultima atualização 24 de novembro

Seguradoras oferecem descontos no seguro auto devido à crise

A situação econômica também atingiu ao setor dos seguros, principalmente na carteira de automóvel: foi registrada uma queda de mais de 5 pontos percentuais

A estratégia atual das seguradoras se foca na renovação dos contratos e conservação dos clientes flexibilizando condições

A pandemia trouxe prejuízos para a maioria dos setores da economia e com certeza piorou a situação de muitas famílias brasileiras. Mesmo assim, existem alguns proveitos que os consumidores podem tirar consequência disso.

O impacto do Covid-19 na economia do Brasil foi importante, ainda que, como disse o ministro da Economia Paulo Guedes, a sua recuperação desde o impacto inicial tenha “superado as expectativas”. É que, embora as melhorias nas projeções, os números continuam sendo negativos. De acordo com o Relatório de Acompanhamento Fiscal da Instituição Fiscal Independente (IFI) o país vai encerrar o ano com uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) do 5%, sendo que estimativas anteriores esperavam uma baixa do 6,5%. Já para 2021 a IFI elevou a estimativa de crescimento do PIB de 2,46% para 2,8%.

O impacto da crise nas seguradoras

A situação econômica também atingiu ao setor dos seguros, principalmente nos seguros de carro. Na publicação Conjuntura n° 31 da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) se reflete que, de janeiro a julho deste ano, a arrecadação dos seguro de automóveis registrou queda de mais de 5 pontos percentuais se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Esta tendência não é igual em outras áreas de seguros. De fato os setores de seguros de vida e previdência destacam devido ao impulso da pandemia no crescimento deles. Num país com mais de 160 mil mortes por coronavírus e incontáveis perdas de emprego, muitos brasileiros sentiram a necessidade de contar com maior segurança financeira e com projeções ao futuro.

Redução no valor dos seguros de carro

O golpe nos seguros de carros faz com que as seguradoras estejam oferecendo condições especiais para aqueles que renovam suas coberturas durante a pandemia. Trata-se de um bom momento para um comprador de seguros de veículo devido às novas promoções e descontos disponíveis no mercado, com possibilidades de procurar por coberturas personalizadas.

Os desafios para as seguradoras foram, e continuam sendo, muitos. Em primeiro lugar os clientes com apólices já assinadas tiveram dificuldades para a quitação das parcelas do seguro, o que fez com que muitos resolveram cancelar o serviço ou reduzir a cobertura com modalidades de valores mais em conta. Além disso muitos outros cancelaram os serviço pelos simples fato de não utilizá-lo. É que muitas pessoas passaram a realizar a maior parte das suas atividades cotidianas desde casa (trabalho, educação, shopping e até assistência médica podem ser feitas à distância graças às novas tecnologias), o que levou a deixar o carro parado na garagem e correndo poucos riscos.

Ao mesmo tempo, o seguro de carro está sofrendo com a queda nas vendas de veículos novos, que significa a maior parcela de contratação de apólices. A indústria automotiva no Brasil fechou 23 mil postos de trabalho e a venda de carros registrados em 8 meses do ano sofreu uma baixa de 27,5% segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A boa notícia é que o mesmo organismo já vem percebendo melhorias: em outubro a venda de carros e veículos leves aponta um crescimento do 3,25% em relação a setembro. Em caminhões e ônibus o crescimento de vendas foi de 7,76% e o único grupo de registrou perdas foi a venda de motos com queda de -3,48%.

A estratégia atual das seguradoras se foca na renovação dos contratos e conservação dos clientes flexibilizando condições: ofertas de importantes descontos nas novas apólices e bônus aplicados na renovação com prazos de pagamento estendidos ou parcelas de graça. No cenário atual a lógica é simples: quem não oferece uma boa proposta perde o cliente. Veja algumas ofertas lançadas na pandemia:

– Seguros de auto da Bradesco: a contratação de novas apólices ou renovação autoriza o pagamento em até dez vezes sem juros na modalidade débito em conta bancária. A cobertura Seguro Auto Light tem um valor 30% mais barato do que as coberturas tradicionais e com atendimento e assistência via WhatsApp.

– Youse: a renovação durante a pandemia pode ser feita com 20% de desconto e liberação de assistências gratuitas independentemente do seguro contratado. Se oferece um pacote de seguro específico com coberturas mais básicas incluindo roubo, furto, incêndio e assistência. Comparado com os pacotes de serviços mais completos o cliente economiza 44%.

– Seguros Santander: para quem comprar um carro 0Km, a seguradora permite incluir o valor do seguro nas parcelas do financiamento do veículo. Assim o bem fica segurado até 36 meses sem precisar renovar a apólice a cada ano e diminuindo os custos mensais. A vistoria do carro pode ser feita de maneira 100% digital.

– Azul Seguros e Porto Seguro: para quem for cliente do cartão de crédito da Porto pode parcelar as contratações e renovações do Azul Seguro em até 12 parcelas sem juros. Ainda mais, a renovação tem 5% de desconto. No caso da Seguradora Porto é possível parcelar a renovação também em 12 parcelas sem juros com o cartão da Porto Seguros.

Muitas pessoas contam com seus corretores para se assessorar no momento de escolher a cobertura mais convenientes, mas mesmo quem não conta com um corretor de confiança pode realizar a sua própria comparação de mercado devido às novas tecnologias. Não deve existir no presente alguma companhia que não tenha no seu site ou aplicativo a possibilidade de simular o seguro para conhecer o preço antes de ser contratado. Na maioria dos casos o potencial cliente precisa preencher dados como idade, gênero, modelo de carro e cidade de moradia e poderá conhecer o valor da apólice. É claro que os custos vão mudar dependendo do tipo de proteção a ser escolhida.

Trata-se de uma boa oportunidade para contratar seguros de carro, especialmente no momento em que, atento que aumentou a circulação de veículos, vem crescendo o número de sinistros nas ruas e estradas do país. O Brasil ainda tem muito para crescer na cultura dos seguros levando em conta que, no último levantamento feito pela CNseg cerca de 70% dos carros que circulam o fazem sem nenhum tipo de cobertura.

* Fonte: Administradores

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO