O mercado de seguros é um setor que apoia a economia, uma rede de proteção para pessoas e empresas. O ano de 2020 convocou nossa resiliência e capacidade de adaptação, e a resposta é muito positiva. Globalmente, o setor viu uma diminuição de suas margens, devido ao impacto da pandemia em diversos âmbitos, como saúde, sociedade e economia, mas os fatos também mostram que temos as reservas adequadas e toda solidez necessária para cumprir nossa promessa. Cenários desafiadores têm um efeito colateral amargo, mas importante: ampliam a percepção dos benefícios de se ter uma apólice de seguro para proteger o que importa: negócios, renda, família, saúde.
Na AXA nossa rotina é construir soluções que proporcionam resiliência financeira e bem-estar em momentos difíceis. Com os investimentos em tecnologia que já vinham sendo realizados e foram acelerados, entregamos com agilidade novas ofertas aderentes ao momento. Desenvolvemos uma proposta de valor mais propositiva, buscamos novos ecossistemas, com o objetivo democratizar ainda mais o acesso ao seguro e a serviços relevantes que contribuam para a segurança de pessoas e empresas. É o caso da parceria estabelecida com a Paketá, fintech de crédito consignado, que leva o seguro prestamista a tomadores de empréstimos. A pesquisa que realizamos mostra que a oferta do seguro é determinante para a tomada de decisão de trocar uma dívida cara por outra, mais barata.
Adicionalmente com as parcerias já consolidadas, aceleramos linhas de negócio, contribuímos com o movimento de digitalização da Pernambucanas para termos ofertas de seguros em ambientes digitais e recentemente lançamos um microsseguro de pessoas em parceria com a varejista, com o objetivo de democratizar o acesso à cobertura de doenças graves e o uso da telemedicina. É um movimento de grande confiança entre as empresas, de construção conjunta para oferecer cuidado e proteção aos consumidores, com o firme propósito de fazer diferença na vida cotidiana dessas pessoas. Na seguradora temos a ambição de estender esse benefício a milhares de pessoas nos próximos anos. Para tornar esse plano realidade, vamos buscar novas parcerias e o corretor de seguros é nosso grande aliado nessa jornada..
Navegar em 2020 não tem sido simples, mas estamos crescendo e expandindo nossa presença no mercado brasileiro, algo que estava planejado desde o início. Nós também estamos mais resilientes como empresa, com uma estratégia mais sofisticada e muita disciplina na execução, uma requisito ainda mais importante durante a pandemia. Os resultados da companhia demonstram que nossas decisões de negócio e parcerias são acertadas e que temos uma avenida de crescimento sustentável pela frente.
* Por Sébastien Guidoni, vice-presidente executivo de Parcerias, Estratégia e Finanças da AXA no Brasil