Ultima atualização 06 de novembro

Projeto torna obrigatória a devolução de parte do prêmio do seguro

O deputado Glaustin da Fokus (PSC/GO) utiliza como base para a sua proposição o disposto no artigo 770 do Código Civil

O deputado Glaustin da Fokus (PSC/GO) apresentou projeto de lei que torna obrigatória a restituição aos segurados de parte dos prêmios pagos em seguros como o de automóveis, em virtude da redução da sinistralidade durante a pandemia do coronavírus. O parlamentar utiliza como base para a sua proposição o disposto no artigo 770 do Código Civil, segundo o qual “salvo disposição em contrário, a diminuição do risco no curso do contrato não acarreta a redução do prêmio estipulado; mas, se a redução do risco for considerável, o segurado poderá exigir a revisão do prêmio, ou a resolução do contrato”.

Dessa forma, o autor da projeto propõe que essa restituição deve ocorrer pela considerável diminuição dos riscos dos contratos de seguros como os dos ramos de automóveis e de responsabilidade civil facultativa, em virtude da pandemia.

Pelo projeto, para efeitos de cálculos da restituição aos segurados, deve ser considerada a curva de isolamento determinada pelas autoridades municipais, aplicando-se o índice de 20% do valor apurado na tabela pro rata temporis. “O projeto se constitui, também, numa forma de dar atenção e prestigiar os consumidores de seguros, garantindo seus direitos junto às seguradoras, haja vista a evidente redução da sinistralidade causada pela pandemia”, argumenta o parlamentar.

O deputado cita ainda movimentos que ocorreram em países como os Estados Unidos e Portugal e lamenta que não tenha ocorrido qualquer movimentação das seguradoras e “muito menos da Susep”, em claro prejuízo aos segurados que “possuem direito à revisão em seu favor dos contratos de seguro dos ramos citados diante da redução considerável dos riscos”.

* Fonte: CQCS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock