Ultima atualização 24 de novembro

Pandemia gera oportunidades de crescimento no mercado de seguros

Na sexta parada do CQCS Innovation Latam, executivos falaram sobre como a Covid-19 mudou o setor e os desafios enfrentados por corretores e seguradoras

EXCLUSIVO – É fato que a pandemia da Covid-19 impactou todos os setores. A maioria das empresas tiveram que se adaptar para trabalhar em regime home office, o contato com o consumidor passou a ser totalmente online e as relações comerciais precisaram por mudanças. Com o mercado segurador não poderia ter sido diferente. As seguradoras e corretoras passaram a lidar com diversos desafios, como o impacto financeiro e a desregulamentação de algumas leis.

Para falar sobre ““Como o Coronavírus mudou o mercado de Seguros”, Tatiana Mattar, diretora de novos produtos da Pottencial Seguradora; Edson Franco, CEO da Zurich no Brasil; Evandro Salles, CFO da Quiver; e Caribou Honing, chairman e fundador do Insuretech Connect, se reuniram na sexta parada do CQCS Innovation Latam. O evento aconteceu na última quinta-feira, 19 de novembro, e contou com a mediação de Gustavo Doria Filho.

Escolhida como a insurtech do mês, a Quiver é uma empresa de tecnologia voltada para o mercado de seguros fundada em 2008. Durante sua apresentação, Salles falou um pouco sobre a companhia e as ferramentas recém lançadas, a Quiver ON e a QuiGo. A primeira foi desenvolvida pensando nos pequenos corretores de seguros e seguradoras, ajudando a vender online e dando suporte na cotação através da geração de leads e da integração do banco de dados da empresa. Já a QuiGo é voltada para os pequenos e médios corretores, oferecendo gestão e multicálculo e eliminando a necessidade de cadastros e a digitação de propostas, apólices, endossos e extratos de comissão.

“Isso abre novas oportunidades para os corretores para que possam ampliar a sua maneira de trabalhar, mudar a abordagem, prospectar clientes e entender novos formatos que podem usar para vender. Fizemos entrevistas e constatamos que o trabalho do corretor corresponde a 90% da renda de suas casas. Eles dependem disso, e com o impacto intenso da pandemia em vários setores é preciso buscar caminhos para melhorar a realidade da categoria”, disse o executivo.

Franco afirmou que a Covid-19 trouxe a necessidade do desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendessem a essa nova realidade e as mudanças nos hábitos de consumo. O executivo também falou que algumas tendências, antes vistas nas gerações mais novas, agora atingem toda a população. “Há transformação nas seguradoras e na corretagem, mas não pode haver transformação digital que tornem as empresas menos humanas. Isso serve apenas para garantir maior eficiência e melhorar a experiências do usuário. O corretor pode ser eficiente digitalmente, mas sem perder o seu principal capital que é a relação direta com os consumidores”.

Tatiana apontou alguns pontos positivos da pandemia, como a aceleração de projetos que a Pottencial planejava implementar, a reinvenção da comunicação da companhia, a expansão do portfólio de produtos e o aumento da carteira de clientes. A seguradora criou um Comitê de Crise e de Oportunidade que, segundo a executiva, está a ajudando para ser mais forte no futuro. “A crise está sendo uma grande oportunidade para a inovação, e essa é a palavra chave para se destacar no mercado. Além disso, nosso propósito é fornecer tranquilidade em momentos inesperados e isso tem tudo a ver com o momento que estamos passando. As pessoas são a chave para o sucesso, por isso é fundamental ouvir funcionários e clientes para uma melhor tomada de decisão”.

Para Honing, a pandemia representa uma mudança de plataforma que afeta não apenas o seguro, mas os negócios como um todo e a vida de todo mundo. Segundo o chairman, a Covid-19 acelerou transformações e “jogou no lixo algumas certezas” dos profissionais que atuam no setor. “Estou otimista. Novos negócios e segmentos surgiram com a crise e algumas formas de executar diversas tarefas tornaram-se obsoletas. Isso cria oportunidades para as seguradoras oferecem apoio aos corretores e clientes. Não podemos mais fazer o mesmo da mesma maneira, pois só assim sairemos mais fortes”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock