Ultima atualização 06 de novembro

Novo marco do saneamento e os impactos para o mercado segurador

Medida trouxe um novo desenho para o mercado. O segredo está na diminuição dos riscos para o investidor privado na parceria com os governos

A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento e seu sucesso imediato em 3 leilões consecutivos trouxe um novo desenho para o mercado capaz de colocar em pé a infraestrutura brasileira. O segredo está na diminuição dos riscos para o investidor privado na parceria com os governos.

Em dado momento da história brasileira, especificamente em meados da década de 90, os governos federal, estaduais e municipais passaram a delegar seus “serviços públicos” não essenciais ao ente privado. Com atraso de mais de 100 anos em relação aos países desenvolvidos europeus, iniciava-se no Brasil o fim do processo de obras exclusivamente públicas (Lei 8.666), herança do regime militar. Nasciam as concessões e PPPs, e entraram em cena empresários que por natureza assumem riscos, todos os dias, apostando no desenvolvimento da infraestrutura do país.

Alexandre Chamie

À época o ente privado que tinha mais condições de exercer o papel dos governos eram as grandes construtoras e empreiteiras nacionais: seja pela sua competência e acervo técnico, seja pela experiência em licitações públicas adquirida quando contratadas pela administração direta, seja pelo caixa acumulado após décadas de obras Brasil afora. E não fizeram um mal trabalho, muito pelo contrário. 

Essas empresas foram capazes de colocar, por exemplo, as rodovias concessionadas no mesmo patamar de qualidade e atendimento observado em países de primeiro mundo. Criaram, ainda, grandes companhias operadoras, nacional e mundialmente conhecidas, como CCR e Ecorodovias, hoje maiores até que suas próprias genitoras.

O modelo se mostrou um sucesso do ponto de vista da perpetuidade do negócio, atendimento ao contrato de concessão e ao usuário, na imensa maioria dos casos. Mas a um alto preço: todos os riscos não gerenciáveis, como os jurídicos, políticos, de demanda, crédito e cambial, ficaram “no colo” do privado, e isso se refletiu nas tarifas de pedágio. 

Era necessária uma divisão sensata de riscos entre público e privado para equalizar os interesses do investidor e do usuário em bons negócios com alta complexidade e longos prazos de vigência (em média 30 anos), que atravessam diversos governos e governantes e diferentes ciclos econômicos. 

Essa divisão não viria da ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores), que nunca mostrou a que veio.  Houve avanços com a Lei das Concessões de 1995 (8.987) ou a de PPP’s (11.079), de 2004, que dentre outros aspectos passou a exigir a Matriz de Riscos, a exemplo do mercado internacional. Também as recentes inserções nos contratos de concessões de mecanismos de mitigação de riscos de demanda, a exemplo da “banda de tráfego”, foram no mesmo caminho. Mas o fundamental, para que cada vez mais “bons ativos saiam do papel” é a forte atuação do Mercado Securitário com todos os seus agentes envolvidos, notadamente as corretoras.

Os seguros, bem como os seguros garantia, tornam os ativos mais atrativos para o investidor, dão conforto em relação ao cumprimento contratual e facilitam a entrada de novos players, que após a operação lava-jato são fundos de investimentos, operadores internacionais e novos entrantes da construção civil em consórcio, além é claro dos que já se consolidaram como “operadores” sem a visão de empreiteiro.

Com uma prateleira cheia de projetos e investimentos de R$ 200 bilhões em Saneamento, Aeroportos, Portos, Ferrovias, Energia, Rodovias, Hidrovias, O&G, Saúde e Parques a serem desenvolvidos, os instrumentos de Seguro Garantia (Bid Bond e Performance Bond)  serão cada vez mais utilizados e, seguindo a máxima lei de mercado “oferta x procura”, cada vez mais competitivos e também seletivos. A competitividade, porém, está vinculada à maior concorrência, até porque os custos de apólices e os riscos envolvidos nos projetos são uma variável conhecida, e inalterável, na equação.  

Neste caso, devem ser considerados alguns aspectos fundamentais. Os primeiros são o fomento do uso do Completion Bond, de forma a melhorar e mitigar os riscos correlatos à financiabilidade do projeto, e o acesso ao mercado internacional de resseguro. Finalmente, só se é competitivo e assertivo quando o entendimento de risco do tomador se aproxime ou mesmo côngrua para o entendimento do mercado securitário. As dissonâncias em relação ao risco serão tão menores quanto maior for o conhecimento e a especialização da corretora no mercado do tomador, no caso a infraestrutura.

* Por Alexandre Chamie, especialista da Galcorr

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO