Livro Mulheres no Seguro

Dar voz a empreendedoras de diversas áreas empresariais, mostrando a importância das mulheres na construção do mercado de seguros no Brasil. Este é o objetivo do livro “Mulheres do Seguro”, que será lançado hoje, 25 de novembro. A obra chama atenção para outra questão que precisa ser discutida: a equidade de gênero.

Com 30 depoimentos femininos, apresentando o perfil de executivas que atuam neste setor nas principais cidades brasileiras, o livro promove amplo debate sobre o assunto.

“As mulheres estão ocupando os mais destacados ambientes sociais e profissionais. Isso enche o nosso coração de alegria. Quando há restrições femininas para ocupar cargos e outros espaços, o mundo perde oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Nosso projeto busca mostrar, justamente, como a presença da mulher é importante em diferentes aspectos”, diz Andréia Roma, coordenadora geral do projeto.

“Mulheres no Seguro entra na história porque chama a atenção de gestores e influenciadores para que diminuam, na seguridade, os limites de crescimento ainda impostos às mulheres do setor”, conta Regina Lacerda, coordenadora convidada do livro e CEO da Rainha Seguros. A profissional atua no mercado de seguros há 30 anos, gerenciando a sua própria empresa e liderando uma equipe de vendas.

As profissionais que integram o livro “Mulheres do Seguro” são Regina Lacerda, Alessandra Monteiro, Andrea Mathias, Camila Davoglio, Carolina Vieira, Daniela Paschoal, Ellen Oliveira, Enir Junker, Eva Vazquez, Fabiana Resende, Francesca Bianco, Gisele Christo, Graziella Castilho, Guadalupe Nascimento, Isabel Alves Azevedo, Izabel Barbosa, Liliana Caldeira, Linda Bessa, Margo Black, Patrícia Campos, Paula Lopes, Rosana Techima, Rossana Costa, Simone Cristina Fávaro, Simone Ramos, Simone Vizani, Solange Guimarães, Stephanie Zalcman, Vanessa Capua e Vanessa Rocha.

Conheça algumas das participantes do livro:

Camila Davoglio, head Brasil de Produtos da Swiss Re Corporate Solutions, é coautora do livro. Atuária por formação, ela tem um perfil mais abrangente quando comparada a outros atuários por conta de sua formação técnica e capacidade mais abrangente com inovação e estratégia de negócio. É apaixonada pelo mercado de seguros, tendo exercido posições de liderança em empresas multinacionais.

Sua outra paixão é a causa da equidade de gênero: participa ativamente em diferentes grupos que discutem a independência e promoção da mulher, e em 2018 participou da fundação da AMMS (Associação das Mulheres do Mercado de Seguros), onde atua como Conselheira promovendo discussões sobre o tema.

“Passei por momentos transformadores que levaram a me posicionar de forma mais assertiva para identificar e vencer as barreiras profissionais. Conquistei autoconfiança e sucesso em minha carreira. Percebi que alguns conflitos e dificuldades que senti na pele acontecem com mais frequência em mulheres, com isso, engajei na causa de equidade de gênero. Sou uma das fundadoras da AMMS e uso a minha história para inspirar outras mulheres”, conta a executiva.

No livro ela escreveu o capítulo cujo título representa tudo o que ela deseja: “Usar minha história e minhas experiências para chegar longe”. “Tenho muito orgulho da mulher forte que me tornei. Sou muito feliz pelas conquistas e muito orgulhosa da posição que assumi. Para o futuro, quero continuar trabalhando no setor, crescendo sem desacelerar. Quero inspirar e trazer comigo mulheres para o sucesso”.

A executiva Isabel Alves Azevedo, VP de RH da MDS Brasil, compartilha sua trajetória e todos os desafios que enfrentou para alcançar o cargo de Vice-presidente de uma multinacional.

“No meu capítulo, falo muito da minha história desde a infância, afinal os valores que recebi da minha família foram essenciais para eu me tornar o que sou hoje. Comecei a trabalhar cedo, com 16 anos, ajudando o meu irmão em uma consultoria de qualidade, experiência que me permitiu aprender muito sobre visão sistêmica. Além disso, abordo todos os desafios que enfrentei para chegar à liderança como mulher e Millennial em ambientes conservadores e compostos majoritariamente por líderes masculinos”, pontua Isabel. “Convido os leitores a conhecerem também a minha jornada de autoconhecimento: falo sobre como trabalho a minha inquietude, a busca por evolução e a diversidade em ferramentas a meu favor e, por fim, comento a forma como lidei com a maternidade e como aprendi a organizar minha carreira e vida pessoal para ter equilíbrio e dar o melhor de mim em todos os aspectos”, diz a executiva.

Isabel possui mais de 15 anos de experiência em grandes empresas globais e nacionais e com times do segmento de Tecnologia, Serviços e Saúde. Ao longo de sua carreira, esteve à frente de processos de aquisição de talentos, gestão de mudança, fusões e aquisições, transformação cultural e expansão de negócios no Brasil e na América Latina em suas passagens pelo grupo UnitedHealth, Globalweb, Patria Investimentos, Mantris Soluções em Saúde, Getnet e AGCO.

Rossana Costa, diretora e fundadora da GEO, também conta a sua trajetória em capítulo do livro Mulheres no Seguro. Ela comenta que “no mercado de seguros nós vemos a quantidade de mulheres capazes que muitas vezes não chegam em posições de liderança. É importante esse mercado perceber que as mulheres estão chegando para coordenar, para dirigir e para presidir empresas pequenas e grandes, de abrangência nacional ou global. O livro é um marco importante no processo de transformação no quesito equidade de gênero pelo qual o mercado de seguros está passando, pois dá visibilidade a mulheres que conseguiram transpor essas barreiras, e mostra a tantas outras mulheres que é possível”.

A história profissional e pessoal da executiva Andrea Mathias, publicitária que atualmente responde pelo Marketing da THB Brasil, está contada em um capítulo do livro intitulado “Comunique-se!”. O capítulo destaca a importância da verbalização nas carreiras, que foi fundamental para o crescimento da executiva no setor.

Andrea passou pelas seguradoras QBE, Berkley e Chubb, nesta iniciou sua atuação e permaneceu por 15 anos, indo de estagiária à gerência. “Acredito muito em plano de carreira, por isso fiquei tanto tempo em uma empresa, e tudo o que eu consegui foi pedindo, negociando, entendendo, indo atrás”, explica a executiva. “A comunicação é muito importante, você precisa expor seu desejo para alcançar: se você quer algo, fale; se quer tentar galgar outro cargo exponha sua vontade e entenda como chegar lá”. Em uma passagem ela cita o desafio de ter ficado fora do mercado por seis meses. “Era um ano de crise e falei com o mercado de seguros inteiro, dessa forma, com minha comunicação, consegui o que queria. Tudo o que eu tenho conquistado, e ainda tenho uma longa jornada, é porque eu falo, eu vou atrás, não tenho vergonha de pedir, claro que utilizando bom senso para encontrar o momento mais oportuno”.

Liliana Caldeira, superintendente do departamento Jurídico da Generali Brasil desde 2018, é uma das coautoras do livro. Advogada graduada pela UFRJ, Liliana é pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV/RJ e mestre em Direito Econômico, pela UFRJ. Tem experiência profissional de mais de trinta anos de advocacia corporativa, com passagem por grandes empresas. É professora da Escola de Negócios e Seguros (ENS) e participa ativamente de Associações como a AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros) e a AMMS (Associação de Mulheres do Mercado de Seguros).

“Estou imensamente feliz e honrada por fazer parte desse livro, que além de relatar histórias de nosso mercado de seguros, chama atenção para outra questão importantíssima: a equidade de gênero. O Brasil conta com milhões de mulheres capazes e, infelizmente, elas não ocupam os cargos merecidos ou não recebem salários adequados. Acredito que ações como essa fazem com que tenhamos mais espaço para mostrar e abordar temas essenciais para o aprimoramento de nosso mercado de trabalho e de nossa sociedade como um todo”, afirma Liliana.

Francesca Bianco, diretora executiva da Wiz Benefícios e Stephanie Zalcman, diretora técnica da Wiz Corporate, também marcam presença no livro.

Segundo Stephanie, a obra aborda a trajetória da atuação feminina no mercado da seguridade nas últimas décadas. “É muito importante uma iniciativa como esta para mostrar a toda sociedade a grande movimentação neste segmento, considerado ser um dos mais representativos do país”, diz. “Mulheres no Seguro apresenta diferentes olhares sobre o tema. São depoimentos distintos, mas muito enriquecedores. Com certeza estimulará outras mulheres a se interessarem pela profissão”, afirma.

“A equidade de gênero é uma das prioridades estratégicas na Wiz. O tema está em nosso programa de responsabilidade sócio empresarial. O livro vem ao encontro desse anseio, mostrando que as mulheres estão ocupando ambientes profissionais de grande destaque no segmento nacional”, ressalta Francesca.

Outra convidada para participar do livro é Paula Lopes, líder de Placement da Marsh para América Latina. A executiva conta sua trajetória profissional e os desafios ao longo de sua carreira no capítulo “Energia para Voar Longe”. Ela acredita que determinação e ambição de querer fazer mais e melhor, humildade para corrigir rotas e aprender habilidades com outras lideranças inspiradoras são a receita para o crescimento pessoal e profissional.

Com 22 anos de experiência no mercado, Paula é engenheira de formação, mas descobriu no setor de seguros a sua vocação profissional. Ingressou na Marsh em 2008 e ocupou diversas posições de liderança, mais recentemente como líder de Placement no Brasil. Nessas duas décadas de atuação, trabalhou em diversas empresas como Itaú, Mapfre e Allianz.

Na Marsh, Paula é reconhecida por sua liderança estratégica, além de incentivar sua equipe a alcançar voos mais altos, inovar sempre e buscar as melhores soluções para os clientes. Ela também é conselheira da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), onde busca fomentar o empoderamento feminino no setor.

Para a executiva é uma honra participar do livro, pois através dele foi possível contar sua história e motivar outras mulheres a ingressarem na profissão, além de reforçar que sonhar é possível e o realizar também. “É muito importante esse movimento que vem acontecendo no qual as mulheres estão ocupando cada vez mais posições de liderança. Mas ainda é necessário promover a equidade no setor, com oportunidades e iniciativas que englobem a realidade feminina” afirma Paula.

Ficha técnica

Lançamento: 25 de novembro, organizado pela TV Gestão RH
Páginas: 360
Formato: 22,8 x 15,4
Preço: R$ 69,90
Vendas virtuais: Submarino, Americanas.com, Shoptime, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Amazon
Vendas físicas: Saraiva, Cultura, Travessa, Livraria da Vila, Martins Fontes, Livrarias Curitiba

N.F.
Revista Apólice

 

Deixe uma resposta