Ultima atualização 05 de novembro

ENS e Flamengo firmam parceria para desenvolvimento de atletas olímpicos

O clube poderá oferecer para atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis cerca de 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da ENS

A união do seguro com o esporte olímpico em prol da educação e de causas sociais. Este é o propósito da parceria firmada entre a ENS e o Clube de Regatas do Flamengo na manhã da última terça-feira, 3 de novembro. Em coletiva de anúncio promovida na sede do clube, no Rio de Janeiro (RJ), executivos das duas instituições revelaram detalhes do acordo, que visa promover o desenvolvimento de novos talentos para a equipe de natação e auxiliar atletas olímpicos do Flamengo.

A mesa foi composta pelos dirigentes da ENS, Tarcísio Godoy (diretor geral) e Mario Pinto (diretor de Ensino Superior); e do Flamengo, Delano Franco (vice-presidente de Esportes Olímpicos) e Marcelo Vido (diretor executivo da Pasta).

Pelo acordo, o rubro-negro poderá oferecer a atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis cerca de 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da Escola. “Atualmente contamos com aproximadamente 800 atletas nessas modalidades, sendo que 44% deles são oriundos de regiões carentes”, afirmou Franco.

O dirigente ressaltou que o esporte é um funil muito fino. “Apenas uma pequena parcela dessas pessoas vai conseguir viver do esporte. Dessa forma, o que oferecemos é, além da disciplina e da vivência no clube, a capacidade de ajudar do ponto de visto educacional. Por isso a parceria é muito bem-vinda. A ENS é uma instituição de renome e estamos muito felizes por ela estar ao nosso lado neste momento”.

Esporte e educação para salvar vidas

A Escola, por sua vez, assume os naming rights da equipe de natação do clube, que passa a se chamar Equipe de Natação Flamengo ENS. “Isso é muito importante porque queremos investir nos nossos esportes aquáticos de uma forma sustentável”, destacou Franco.

Excelência, intensidade e alta performance. É dessa forma que o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, reconhece o desempenho dos atletas olímpicos do clube rubro-negro. “O Flamengo é uma marca mundial. Então ao atrelar a marca da ENS com uma marca de excelência, temos a certeza de que será um exemplo para que outras pessoas consigam entender que praticar esportes e estudar pode ser uma transformação social”, ressaltou o diretor.

“Trazemos nessa parceria a possibilidade de oferecer aos atletas uma titulação de ensino superior, com a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, e, ao final deste diploma, esses formandos ainda podem se tornar corretores de seguros”, explicou Godoy.

Segundo Mario, a parceria contempla duas dimensões essenciais para a sociedade: educação e esporte. “Essa mescla salva vidas. A vida profissional de um atleta é muito curta e poucos são os que se preparam para ter uma outra profissão. A ideia da Escola não é apenas ensinar, mas fazer a transformação social. Estamos criando condições para que essas pessoas se instrumentalizem e possam disputar o mercado de trabalho. É uma iniciativa que deveria ser seguida por todos os clubes, todos os esportes e todas as instituições de ensino”.

Investimento no social

Para Vido, a ENS vem muito ao encontro do que o clube acredita em termos de formação plena do atleta. “Quando um atleta tem uma base educacional sempre em desenvolvimento, a performance esportiva também melhora”.

Ele destacou ainda que o objetivo do Clube é antecipar a transição do atleta e conciliar alta performance com a inserção sócio laboral, modelo semelhante ao praticado na Europa. “Essa é uma oportunidade de continuar buscando suas marcas pessoais em nível mundial e olímpico, se formar e, durante esse período, buscar o mercado de trabalho. Dá para ter esse equilíbrio entre trabalho e alta performance. É assim o modelo europeu e funciona muito bem, conseguindo equilibrar esportes e estudos”.

Franco ressaltou ainda que as empresas estão cada vez mais preocupadas com questões sociais. “Não se trata apenas de um perfil, mas é uma obrigação do Flamengo, pelo alcance social e pela capacidade de movimentar massas, ter uma participação social crescente. Temos um critério muito grande para escolher com quem vamos juntar os nomes dos nossos times. Sejam bem-vindos e vamos caminhar juntos nessa parceria, que será muito frutífera”, finalizou o vice-presidente.

Para o presidente da ENS, Robert Bittar, a união com o maior clube poliesportivo do País trará inúmeros benefícios à instituição, que poderá promover uma importante aproximação com os milhões de seguidores das redes sociais do Flamengo. Além disso, a parceria é um reconhecimento da Escola à nobreza e aos valores praticados nos esportes olímpicos. “Estamos nos inserindo em um relevante programa social que qualificará, para o mercado de trabalho, jovens que poderiam ter dificuldade de dar continuidade aos estudos fora da rede pública. Só esta condição já justifica a parceria”, finaliza.

O evento transmitido ao vivo pela Fla TV e pelo canal da ENS no YouTube contou com a presença de atletas das modalidades aquáticas rubro-negras. Pela Escola, compareceram ainda a diretora de Ensino Técnico, Maria Helena Monteiro; o superintendente de Tecnologia da Informação, Luiz Mattua; e gestores das áreas Comercial, de Comunicação e de Publicidade.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO