Ultima atualização 19 de novembro

Conjuntura CNseg destaca desafios para retomada do crescimento

A publicação da CNseg conta com informações sobre a conjuntura econômica do Brasil e avalia o desempenho do setor segurador até setembro

A nova edição da Conjuntura CNseg (nº 33) confirma que a vacina contra a Covid-19 é prioritária para barrar e reduzir fragilidades fiscais, a insegurança dos investidores, o dólar alto, e, enfim, colocar o mundo no ciclo de retomada do crescimento. Inclusive o mercado segurador.

Disponível no portal da CNseg, a publicação conta com informações sobre a conjuntura econômica, disponibiliza dados sobre o comportamento de algumas das principais atividades produtivas, avalia o desempenho do setor segurador até setembro e incorpora novas palavras do seguro e da economia na coluna Glossário.

São 54 páginas que, de antemão, deixam claro que a saída do choque sem precedentes provocado pelas crises sanitária e econômica será mais lenta e repleta de incertezas sem a vacina para proteger vidas, negócios e a confiança dos investidores. Isso porque existem ainda riscos emergentes (como lockdowns, déficits públicos crescentes e cobrança de prêmios de riscos maiores nas taxas de juros) que se acumulam e tornam complexo prever o comportamento da economia brasileira em 2021.

Apesar das incertezas, a economia brasileira apresentou comportamento forte no terceiro trimestre, fruto do desempenho mais positivo de setores chave, como automotivo e construção. No exterior, a segunda onda da pandemia em curso em países europeus e nos Estados Unidos é motivo de alerta.

Na parte do comportamento positivo do setor segurador até setembro, esta edição complementa análises que já foram objeto da Conjuntura CNseg nº 32, publicada com o Editorial dos dados de setembro. Constata-se recuperação e o setor cravou seu quarto mês seguido de alta- deixando para trás um segundo trimestre de forte perda, de 13,8% sobre o mesmo período de 2019.

Apenas em setembro, a receita consolidada de seguros, contribuição de previdência e faturamento de previdência ou de capitalização avançou 11,9% em relação ao mesmo mês de 2019, subindo para mais de R$ 24.4 bilhões. No acumulado do ano até setembro, foram quase R$ 198 bilhões, alta de 0,6% sobre o mesmo período de 2019.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock