Ultima atualização 11 de novembro

China deve liderar retomada global do mercado de seguros

A China liderará a retomada com um aumento estimado de prêmios no próximo ano de 10% no ramo não-vida, e de 8,5% no ramo vida

O produto interno bruto mundial deve contrair 4,1% este ano, o que, até então, representa a maior  recessão da economia global. O mais recente estudo sigma, do Swiss Re Institute, “Rebuilding  better: global economic and insurance market outlook 2021/22,” prevê uma recuperação lenta e irregular em 2021. O prognóstico de  crescimento do produto interno bruto (PIB) global é de 4,7% em 2021,  em termos reais, abaixo da expectativa de mercado de 5,2% de  crescimento, liderados principalmente pela China. Nesse contexto, o estudo sigma mostra que o impacto do  choque econômico causado pela Covid-19 no mercado global de  seguros foi menor do que o Swiss Re Institute antecipava em junho de  2020.

Em 2020, estima-se uma queda, em termos reais, de 1.4% dos  volumes totais de prêmios, que é também abaixo da queda de 2,8%  antecipada anteriormente. A previsão é que o crescimento dos prêmios  deve retomar rapidamente, atingindo 3,4% e 3,3% em 2021 e 2022, respectivamente, apoiado por um fortalecimento contínuo de tarifas.  

Observando os níveis de resiliência econômica dos países, a pandemia  afetará cada economia em função da sua capacidade de absorver choques e  da sua política governamental. Dados preliminares sugerem que as respostas fiscais serão o principal diferenciador. Entre as grandes economias  avançadas, antecipa-se que o Reino Unido, o Japão e os EUA serão os países  cujas reservas fiscais serão mais afetadas.  

A desigualdade de rendimentos ficará mais acentuada, pois muitos  empregos de baixa remuneração desapareceram durante a recessão, e o  mercado de trabalho será mais gravemente afetado do que os dados oficiais  indicam. Por exemplo, a taxa oficial de desemprego permaneceu surpreendentemente estável, em cerca de 7,9%, na área do euro. A taxa de  desemprego-sombra, contudo, que leva em consideração trabalhadores  inativos, de licença, bem como os oficialmente desempregados, atingiu  quase 25% na Alemanha, Reino Unido, França e Itália, as quatro maiores  economias da Europa.  

“Para uma recuperação econômica sustentável, precisamos de uma  redefinição das políticas públicas. Elas devem se concentrar em áreas como  infraestruturas, tecnologia e clima. A construção de novas infraestruturas  sustentáveis terá um grande impacto no crescimento do PIB,” afirmou  Jerome Jean Haegeli, economista-chefe do Swiss Re Group.  

“Além de gastar de forma mais inteligente, os legisladores deveriam recorrer  mais a parcerias público-privadas e estabelecer quadros operacionais e  regulatórios para uma melhor reciclagem do financiamento privado, como os  fundos de seguros, na economia real,” afirmou Haegeli. 

Ao expandir o seu alcance digital, o setor de seguros pode contribuir para um  crescimento mais inclusivo, visto que para um número crescente de pessoas, o mundo online já faz parte do cotidiano. Através da análise de dados, as seguradoras poderão compreender melhor as necessidades do consumidor, o que lhes permitirá criar ofertas mais personalizadas e acessíveis, como as  apólices pay-as-you-go (pagamento feito na medida do uso). Com acesso a  uma compensação financeira quando necessário, tanto domicílios quanto empresas poderão melhor resistir aos eventos de perda. Ao melhorar a  capacidade subjacente de uma economia de absorver choques,  aumentamos a sua resiliência.  

Os mercados de seguros resistem bem à adversidade 

A demanda de seguros nos mercados avançados foi melhor do que o  esperado na primeira metade de 2020. Tendo em junho antecipado uma  estagnação, o Swiss Re Institute prevê agora que os prêmios globais no ramo  não-vida crescerão 1,1% este ano, voltando a uma média anual de  crescimento de 3,6% em 2021 e 2022. Espera-se que os volumes já  estejam acima dos níveis anteriores à pandemia no fim do próximo ano. O  prognóstico de crescimento dos prêmios no ramo não-vida em mercados  avançados é de cerca de 3% em 2021 e 2022, liderados pela China e os  EUA, onde um aumento das tarifas de seguros comerciais estimulará os  prêmios. A China continuará sendo o mercado de crescimento mais rápido  com um aumento estimado anual dos prêmios de até 10% nos próximos dois  anos, em grande parte graças a negócios robustos no setor de saúde. Os  outros mercados emergentes desfrutarão de um crescimento agregado de prêmios de quase 4% ao ano. 

O ramo vida foi o mais afetado pela recessão econômica deste ano,  prevendo-se uma contração dos prêmios globais de 4,5%, em um ambiente  de desemprego crescente e menor poder aquisitivo. No entanto, é uma  queda menor do que a de 6% prevista em junho, graças a um crescimento de mercado maior do que o esperado nos EUA. O ambiente de baixas taxas de juros pesou no setor, pois os produtos de poupança ficaram menos atraentes.  Não obstante, o Swiss Re Institute também prevê que o ramo vida retomará  rapidamente uma tendência de crescimento de 3% em 2021, devido à  recuperação econômica. A retomada será liderada pelos mercados  emergentes, principalmente a Ásia emergente, com um crescimento previsto  de prêmios de 6,9% em 2021 (e de 8,5% na China). O aumento da  conscientização sobre o risco após a Covid-19 será um dos agentes  propulsores principais da recuperação do setor. Uma pesquisa da Swiss Re  realizada após o surto do vírus indica um aumento da intenção de compra  dos consumidores de seguros de vida e de saúde. Outro agente propulsor  será a rápida adoção da digitalização no setor de seguros. 

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock