Ultima atualização 05 de novembro

App de roteirização vai facilitar seguro para pequenas transportadoras

Compartilhamento de informações e processo digital pode multiplicar emissão de apólices de transportes, oferecendo uma análise de risco menos burocracia

A Pathfind, empresa de tecnologia que oferece otimização na distribuição de cargas, vai lançar até dezembro um aplicativo de roteirização para pequenos transportadores que, entre os vários recursos, pretende facilitar a contratação de seguros por essas empresas, que representam cerca de 95% do setor e têm grande dificuldades para viabilizar as apólices.

“Nosso app será capaz de compartilhar informações com as seguradoras e integrar os sistemas para a contratação. Análise de risco mais precisa e menos burocracia vão facilitar os negócios”, diz Antonio Wrobleski, presidente do Conselho de Administração da companhia. Com a ferramenta será possível ter informações em tempo real, histórico e comparativos sobre o equipamentos, condutor, carga, trajeto e clientes.

Segundo o executivo, o acesso ao seguro coloca o pequeno transportador em outro patamar. “Para muitos deles, um sinistro com o caminhão, a carga ou de responsabilidade civil pode significar a falência. Com as atividades protegidas, terão segurança para investir e desenvolver o negócio”, afirma.

Para as seguradoras também é um grande potencial de mercado que se abre. Atualmente, segundo a Fetransporte, o ramo representa menos de 5% da arrecadação total do setor e apenas mil corretoras que atendem PJs, de um total de mais de 40 mil, oferecem o produto. “Entendo que as companhias precisam de tecnologia e informação de qualidade para investir mais nesse segmento. É isso que vamos oferecer”, ressalta Wrobleski.

A estimativa da empresa é que o aplicativo alcance até 1 milhão de equipamentos.

O App

A companhia vai lançar um app de roteirização para pequenas transportadoras e dar acesso a inteligência de ponta a essas empresas em meio ao boom do e-commerce. O serviço será gratuito até determinado número de rotas simultâneas e conta com recursos semelhantes aos utilizados por grandes empresas.

“O app vai proporcionar um enorme avanço nas operações dos pequenos transportadores, que são 95% do setor. Vai planejar o processo e tomar as melhores decisões, tornando as empresas mais competitivas e aderentes ao atual processo de digitalização da economia”, diz Wrobleski.

Baseada em machine learning, a ferramenta oferece navegador e roteirizador com capacidade para processar e integrar informações sobre equipamentos, carga, rota e clientes, por exemplo. Também fazem parte do projeto operações financeiras como pagamento de pedágio e antecipação de frete, além de averbação de cargas com as seguradoras. tem a possibilidade de permitir a integração com sistemas de pagamento, como o pedágio, e averbação de cargas com a seguradora.

Wrobleski destaca ainda que simulações mostraram redução de até 20% no gasto com combustíveis. “Esse item representa aproximadamente 60% do custo total do pequeno transportador”, afirma.

A demanda por mais inteligência na distribuição de cargas com o aquecimento do e-commerce impulsionou os negócios da companhia, que oferece tecnologia para otimização dinâmica das rotas. Desde março, a carteira de clientes cresceu 35% acima do esperado e a previsão de crescimento para 2020 feita em janeiro dobrou.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO