Ultima atualização 13 de novembro

A importância do Seguro Garantia para as empresas

Proteção visa garantir cumprimento das obrigações que forem assumidas pelo tomador perante o segurado, sendo utilizada para assegurar exigências contratuais

O Seguro Garantia é uma forma de garantir o fiel cumprimento das obrigações que forem assumidas pelo tomador perante o segurado, podendo ser utilizado, inclusive, para garantir exigências contratuais.

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as modalidades de garantia e crédito geraram um volume de receita da ordem de R$ 2,2 bilhões no acumulado de janeiro a junho, registrando também um aumento de sinistralidade de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Deal Seguros, corretora independente com atuação exclusiva no segmento corporativo, apresenta os principais produtos desta modalidade e destaca a importância das empresas investirem nesse tipo de seguro não só pela segurança financeira, mas também para manterem sua estabilidade.

Confira os principais produtos comercializados pela corretora:

Seguro Garantia Judicial

O Seguro Garantia Judicial, por exemplo, pode ser utilizado em processos de natureza cível, trabalhista e fiscal. Este seguro é uma excelente alternativa para que as empresas mantenham seu caixa intacto no caso de processos judiciais que exijam pagamentos em juízo.

O seguro garante esses pagamentos até que o processo seja concluído e o dinheiro da empresa pode ser direcionado a outras atividades prioritárias.

Garantia de depósito Recursal

O Garantia de Depósito Recursal serve para que a empresa possa recorrer de processos judiciais trabalhistas, garantindo a indenização do processo e da sentença, se houver condenação.

Como esses processos costumam demorar para serem resolvidos, o empresário que contrata este seguro não precisa ficar com o dinheiro parado em juízo antes da sentença final, o seguro de depósito recursal, funciona como a garantia necessária.

Garantia de licitações

Já o seguro de Garantia de Licitações é ideal para empresas que participam de licitações e que, consequentemente, encontram o pedido de garantia nos editais.

O produto serve para habilitar a participação do tomador no certame e validar a proposta apresentada. Trata-se de uma opção que apresenta baixo custo e evita imobilização de recursos financeiros.

Garantia de compra e venda de energia

A modalidade de Garantia de Compra e Venda de Energia é utilizada quando as empresas consumidoras de energia no mercado livre contratam apólices para garantir os termos do contrato. Os fornecedores que cadastram a empresa contratante junto à CCEE exigem o seguro como segurança do pagamento da energia.

De acordo com Ricardo Géo, sócio-fundador da corretora, o Seguro Garantia tem sido uma alternativa muito utilizada para garantir obrigações contratuais ou até mesmo em discussões judiciais. “As empresas dos mais variados tamanhos e segmentos encontraram no produto uma forma prática e econômica de apresentarem a garantia necessária e assim evitar imobilizar recursos, destinando capital para outras finalidades e operações.”, concluiu.

* Fonte: Jornal Contábil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil