Ultima atualização 05 de novembro

3 fatores que podem atrapalhar o crescimento da corretora

É necessário um planejamento estratégico bem feito, executado e monitorado. Isso inclui uma série de medidas que otimizam todos os setores da corretora

O crescimento da corretora não acontece de uma hora para a outra. Ele não é um resultado de uma ou algumas ações isoladas. O sucesso é desdobramento de um planejamento estratégico bem feito, executado e monitorado.

Isso inclui uma série de medidas que otimizam todos os setores de forma global: o marketing, as vendas, os recursos humanos, a tecnologia da informação, o jurídico entre tantos outros.

Desse modo, quando sua corretora adota táticas de crescimento contínuas e constante, é possível conquistar um ótimo posicionamento e se manter competitiva no mercado.

Excesso de burocracia dos processos

A burocracia por si só não é um problema, pois sempre é necessário um nível de organização, rotina e hierarquia nos processos. O problema é quando ela se torna um entrave para o crescimento da corretora, pois impede que as operações escalem conforme novos clientes são adquiridos e tomem o tempo em que seus colaboradores poderiam se dedicar a tarefas mais estratégicas.

Para identificar o que é essa burocracia desnecessária, é preciso mapear todos processos com o seguinte questionamento: quais são as tarefas que não agregam ao negócio? Por exemplo, há determinadas ações de documentação de atividades e registros que foram criados para auxiliar na avaliação do desempenho, mas que nunca são utilizados. Além disso, é possível encontrar funcionalidades melhor estruturadas em sistemas de Gestão e MultiCálculo.

Com o avanço da tecnologia, há ainda um outro passo essencial no corte da burocracia. As corretoras precisam identificar quais tarefas podem ser automatizadas por sistemas digitais. Desse modo, retiram-se os funcionários de tarefas repetitivas.

Por exemplo, os colaboradores podem gastar muito tempo em cotações de seguros. É preciso realizar simulações nos websites de cada seguradora, reuni-los em um documento, formatá-lo e enviá-lo ao cliente. Isso pode demorar vários minutos. Por sua vez, uma plataforma de MultiCálculo faz todo o processo desde a coleta de dados até o envio.

Sobrecarga de trabalho dos funcionários

Esse é outro empecilho muito grande para atingir o máximo da eficiência que é necessária para o crescimento da corretora. Afinal, a sobrecarga é a ponta de um iceberg de vários outros problemas como:

– possivelmente, as tarefas não estão sendo executadas com a devida qualidade, pois os funcionários não podem dedicar o tempo que elas demandam;
– os clientes podem não estar recebendo a atenção necessária;
– os processos não estão sendo executados de forma padronizado, visto que os funcionários estão constantemente lidando com tarefas urgentes;
– a produtividade cai, pois a sobrecarga impede o desempenho cognitivo otimizado dos colaboradores;
– o estresse do excesso de trabalho afasta os melhores talentos, que são aqueles que trazem as melhores ideias e ações para o crescimento do negócio.

Neste ponto, a automação também é uma estratégia essencial, pois tira as tarefas mais burocráticas da rotina de trabalho dos seus funcionários.

Complexidade das seguradoras

O mercado de seguros apresenta um alta complexidade, pois:

– os contratos exigem muitas minúcias importantes para estabelecer claramente os direitos e obrigações das partes;
– é preciso realizar análises atuariais multifatoriais para reduzir os riscos e calcular adequadamente o valor do prêmio.

Assim, cada seguradora apresenta uma série de políticas e sistemas informatizados para interagir com as corretoras. Lidar com cada um deles reduz bastante a eficiência das tarefas.

Por esse motivo, há plataformas de gestão de corretoras de seguro capazes de dialogar com os diversos sistemas das seguradoras e centralizar as informações para seus colaboradores. Assim, eles não precisam ficar procurando as cotações e informações uma a uma.

Todas essas ações de automação e otimização trazem um ganho de produtividade e eficiência que remove os obstáculos ao crescimento da sua empresa. Consequentemente, seu negócio ganha mais escalabilidade e segurança na condução desse processo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock