Ultima atualização 27 de outubro

Susep volta a publicar novas regras que atingem o mercado

A entidade colocou em consulta pública regras para a política de segurança e sigilo de dados de informações das organizações credenciadas a prestarem SRO

A Susep colocou em consulta pública novas regras para a política de segurança e sigilo de dados de informações das entidades registradoras credenciadas a prestarem o serviço de registro de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. O mercado poderá encaminhar sugestões, até o dia 10 de novembro, por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço [email protected].

A necessidade de se criar regras mais claras para o sigilo de dados já havia sido solicitada pela CNseg, que publicamente manifestou a preocupação com o fato dessa questão ser tratada por meio de normas infralegais no setor de seguros, enquanto no mercado financeiro há uma lei regulando a atuação das registradoras.

Além disso, é preciso também adequar às normas aos dispositivos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Nesse contexto, serão proibidas a comercialização e a disponibilização gratuita ou qualquer outro tipo de utilização dos dados e informações registrados, sejam eles na forma individualizada ou agregada, salvo com o consentimento expresso do respectivo titular dos dados ou seu representante legal; além da troca de informações com demais entidades registradoras no âmbito do registro de operações, exceto na hipótese de portabilidade de dados.

Caso a registradora deixe de prestar o serviço de registro, deverá efetuar a portabilidade dos dados para outro sistema de registro homologado pela Superintendência e eliminar todos os dados e as informações objeto de registro após o período de um ano da conclusão da portabilidade.

As entidades registradoras devem garantir a segurança e o sigilo de dados e informações que lhes forem disponibilizados ou transferidos, responsabilizando-se por eventuais danos causados por sua manutenção ou seu tratamento indevidos.

De acordo com a minuta de circular em consulta pública, a política de segurança e sigilo de dados e informações das entidades registradoras deverá, no mínimo: garantir a preservação dos dados e informações disponibilizados no âmbito do registro de operações, de forma a impedir qualquer tipo de acesso indevido a terceiros não autorizados; estar em conformidade com a legislação e a regulamentação vigentes que tratam do sigilo e da proteção de dados; assegurar condições adequadas de segurança da informação, inclusive no que se refere à segurança cibernética; e assegurar que a propriedade dos dados e informações objetos de registro não pertence à entidade registradora.

Além disso, as registradoras credenciadas deverão conduzir suas atividades com ética e responsabilidade, observando os princípios de transparência e de segurança, privacidade e de qualidade dos dados.

* Fonte: CQCS 

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock