Ultima atualização 06 de outubro

Seguro de RC Cibernética protege empresas em casos de violação de dados

A divulgação de informações sobre terceiros sem autorização prévia é crime. Com a LGPD, essa modalidade de seguro vem ganhando maior visibilidade no mercado

As tecnologias movem o mundo e cada vez mais empresas estão dependentes delas para gerenciar e organizar seus negócios e informações, ainda mais neste momento de pandemia. Atualmente, é quase impossível achar uma companhia que não trabalhe com dados pessoais e corporativos de colaboradores e clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados (nº 13.709 de 2018), que entrou em vigor em setembro de 2020, estabelece regras de coleta e tratamento de informações de pessoas, de empresas e de instituições públicas; assegura o direito à privacidade; fortalece a segurança jurídica, além de definir as responsabilidades de quem processa os registro e outros.

Para auxiliar as organizações e antecipar as mudanças que estão por vir, existe no mercado o seguro Responsabilidade Civil Cibernética, que garante a cobertura caso um terceiro reclame indenização à empresa segurada em determinadas situações.

Segundo Luiz Carlos Gama Pinto, diretor executivo da corretora de seguros Bancorbrás, o produto é voltado para empresas de todos os tamanhos. As principais áreas afetadas pela perda de dados são: educação, saúde, instituições financeiras, empresas públicas, varejo online entre outras.

O seguro oferece cobertura em casos de: violação de informações pessoais e corporativas; ato, erro ou omissão na segurança de dados; lucros cessantes; despesas para a substituição de equipamento digital; e multas. “A divulgação de dados de terceiros sem autorização prévia é crime. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, essa modalidade de seguro vem ganhando maior visibilidade no mercado, pois é um meio de uma empresa se proteger caso algum ataque cibernético aconteça”, ressalta o diretor.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO