Ultima atualização 20 de outubro

Sala do futuro tangibiliza a inovação em seguros

A mistura do ensino a distancia e o presencial acontece de forma natural na Sala do Futuro, inaugurada pela Escola de Negócios e Seguros

EXCLUSIVO – Hoje é um dia muito especial para o mercado de seguros, no qual comemoramos o dia do securitário. A data foi escolhida pela Escola de Negócios e Seguros para apresentar ao setor a Sala do Futuro, um espaço para interação entre professores e alunos, de forma presencial e digital, ao mesmo tempo. É uma grande integração.

“Esta é a primeira sala do tipo da América Latina, que alia os melhores modelos do ensino presencial e a distância, integrando professores e alunos como se estivessem no mesmo local”, explicou Tarcisio Godoy, diretor executivo da ENS. A data foi marcada também pela presença dos mantenedores da Escola.

Em nome da Fenacor, o seu presidente, Armando Vergilio,  declarou que a ENS deu um salto rumo à conexão com o futuro. “Vivemos em um cenário diferente e em uma nova dimensão digital. A ENS, que completa 50 anos, tem uma extensa lista de serviços prestados ao mercado de seguros brasileiro, levando conhecimento e informação para o setor e para fora dele”.

Para Vergilio, a escola rompe a fronteira importante, por estar em aderência com o novo cenário digital, com excelentes técnicos e corpo docente de qualidade que esteve presente em todos os momentos importantes do mercado.

Marcio Coriolano, presidente da CNseg (também mantenedora) disse que a Escola é capaz de responder às mudanças do atual cenário, além de contribuir com os profissionais capacitando-os para o que vem pela frente. “A integração entre o humano e o tecnológico é a chave para o sucesso do mercado de seguros, que não dispensa o atendimento presencial mesmo com todas as inovações e novos processos”, acrescentou Coriolano.

A data também marcou o lançamento do livro Inovação em Seguros, que aborda aspectos legais, éticos, de consumo, financeiro e tecnológico do tema. Alguns dos co-autores desta obra participaram o evento, falando um pouco mais sobre seus artigos.

A advogada pós-doutora Angélica Carlini foi a primeira professora a participar da Sala do Futuro. Inovação e Regulação de Seguros foi o tema da sua palestra, que reproduz o tema no livro. Escrito em parceria com Leonardo Girão, Angélica mostrou quais as literaturas legais regem a inovação que resultar em novos produtos, serviços ou processos, proporcionando melhorias e ganho de qualidade e desempenho, de acordo com o marco regulatório brasileiro. “O mais importante é o diálogo entre empresas, academia e Governo, as três hélices que constroem a inovação”, sentenciou.

Consumo é um dos temas que também faz parte do livro. Maribel Suarez, professora e doutora no assunto, participou do lançamento da sala. “A sala tangibiliza a orientação para a valorização da educação”. Sua parceira de escrita, Camila Braga, se aprofundou para a destrinchar a questão do consumo a partir do uso da tecnologia. Este processo desloca o agente humano do centro das atenções, buscando encontrar aspectos da realidade que não sejam percebidos pelas pessoas.

Os impactos das novas tecnologias e da sociomaterialidade na vulneralibilidade digital do consumo de seguros é o tema do artigo. Maribel também informou que “hoje já falamos sobre tecnoestresse ou sobre o vicio no uso de aparelhos celulares. A taxa de mudança nos aspectos que causam nova vulneralibidade excede a velocidade da criação de novas formas de gestão dos ovos riscos”.

O professor e pesquisador Carlos Heitor Campani destacou a proposta de estrutura a termo de taxas de juros para utilização por planos de previdência complementar aberta. “O ideal na previdência é que as pessoas se planejem o mais cedo possível. Porém todas as características dos planos, presentes e futuras, já estão em contrato”. Ele observou que este é um dos grandes desafios para o futuro da previdência complementar.

O professor Edval da Silva Tavares, doutor em engenharia de produção, apresentou algumas tecnologias emergentes e cases do mercado segurador. Ele enfatizou: “a inovação nem sempre é algo mirabolante. A empresa precisa se preparar para inovar, com aspecto voltado para os clientes e a adequação à sua cultura organizacional”.

Algumas aplicações: tecnologia para leitura de letra cursiva, para acelerar o processo de reembolso; Realidade Aumentada para ajudar na regulação de sinistros, por exemplo; biometria, para identificação do ser humano e para a precificação do seguro de vida; Blockchain e internet das coisas (20 bilhões de dispositivos conectados), como nos carros conectados e o pagamento pay per use.

Robert Bittar, presidente da Escola, encerrou o evento falando sobre o ambiente completamente novo, nesta mistura do presencial com o digital. Nestes quase 50 anos a ENS sempre se dispôs a ser ponto de convergência para os novos ingressantes. A evolução faz parte do cotidiano da humanidade desde sempre. “A velocidade em que as coisas ocorriam era mais rápida, entretanto não conseguimos antecipar o futuro, o dia de amanhã, para conhecermos a sua cara”.

“Temos que acompanhar a evolução do presente com todas as instituições do mercado para buscar crescimento e desenvolvimento para as pessoas e para o setor”, concluiu Bittar.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO