Ultima atualização 08 de outubro

Parceria visa identificar índice de fraudes no seguro auto

A Mitsui Sumitomo se aliou à insurtech Shift Technology, empresa detentora do sistema Force que se utiliza inteligência artificial e machine learning para atuar na área

Com o objetivo de diminuir a incidência de fraudes no seguro de automóvel, a Mitsui Sumitomo se aliou à insurtech Shift Technology, empresa detentora do sistema Force que se utiliza inteligência artificial e machine learning para atuar na área. Foi desse tema que tratou a webinar da qual as duas companhias participaram na última terça-feira, 06 de outubro. Estiveram presentes Daniel Barbosa, cientista de Dados da insurtech, e Marcos Akimoto, Superintendente de Sinistros da seguradora.

A companhia foi a primeira cliente brasileira da Shift, que foi fundada em Paris, na França, em 2014, e é composta por centenas de cientistas de dados, consultores de sucesso para os clientes e gerentes de projeto dedicados aos seguros. “Foi um trabalho muito bem conduzido por todos: a área de Tecnologia e Prevenção de Perdas da seguradora e o pessoal da Shift, que em seis meses contados começamos a rodar os sinistros na ferramenta. Nosso fluxo seguiu muito bem e desde o início, nosso sistema nunca parou”, afirmou Akimoto.

Hoje, 100% dos avisos de sinistros de automóvel da seguradora passam pela análise do sistema Force. O aviso é captado no call center e passa pelo sistema, que avalia as regras, os chamados cenários. Se algum for relevante, será gerado um alerta e ele será tratado pela área de prevenção de perdas.

A parceria com a insurtech no combate às fraudes rendeu à companhia um prêmio internacional, o President Award. “A parceria nos rendeu frutos. Agradecemos a Shift por nos ajudar e apoiar. Que a gente possa ficar cada mais mais fortalecido, queremos nos manter preparados para enfrentar as necessidades do futuro”, disse Akimoto.

Impactos

A Covid-19 impactou, de forma direta, a quantidade de fraudes identificadas no ramo do seguro de automóvel. “Nesse período foram identificados queda de sinistralidade; recessão, queda do PIB; bolsa de valores com queda de 40%; maiores exigências de poupanças e rentabilidade; aumento de famílias endividadas, queda de 50,5% na venda e fabricação de Carros, além de um aumento de mais de 125% de pesquisas online sobre como causar incêndios”, disse Barbosa.

“É um período de muita aprendizagem e observamos que nós não identificamos novas práticas de fraudes, que são os casos clássicos e conhecidos pelo mercado, mas o que a gente percebe é o aumento de tentativas de fraude por clientes que estão fazendo isso por questões financeiras, ele é um fraudador esporádico, oportunista”, avaliou Akmimoto sobre o cenário apresentado por Barbosa.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO