Ultima atualização 07 de outubro

Odontologia sofre com os impactos da pandemia e aposta na teleorientação

Empresas buscaram soluções para manterem seus beneficiários e continuarem atendendo mesmo durante a quarentena, o que resultou no maior uso do teleatendimento

EXCLUSIVO – Boa parte da população interrompeu diversos tratamentos de saúde devido à pandemia ocasionada pela covid-19. Esse movimento foi observado pois, além da recomendação de manter o distanciamento social, muitas pessoas tiveram parte da sua renda comprometida e pararam de pagar seus planos. No segmento da odontologia suplementar não poderia ser diferente.

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em julho de 2020 o país tinha 25.363.513 beneficiários de planos odontológicos frente a 25.682.210 em abril, uma queda de 318.697 em três meses.

Sendo assim, muitas empresas tiveram de pensar em formas de manter seus beneficiários e continuar atendendo os pacientes que precisam de tratamento mesmo durante a pandemia. Algumas organizações lançaram o serviço de teleorientação odontológica. A iniciativa está de acordo com a deliberação do Ministério da Saúde, que regulamentou a telemedicina no País em caráter excepcional durante a crise da covid-19.

Uma dessas companhias foi a Unimed Odonto. O serviço está disponível no aplicativo da operadora para aconselhamentos gerais sobre saúde bucal. Para tornar a experiência do atendimento online positiva, os beneficiários podem agendar as consultas e conectar-se com profissionais no horário programado. A companhia integrou o novo serviço na sua ferramenta online em apenas duas semanas com apoio da sua célula de inovação digital, a Stormia. Além das orientações de saúde bucal, a plataforma também oferece busca por rede credenciada e acesso ao cartão digital do plano.

Segundo Fábio Nogi, gerente de Negócios da empresa, o maior benefício desta solução é conferir mais proteção aos clientes, fornecendo informações que contribuem para decisões adequadas e mais seguras no que diz respeito à manutenção da saúde bucal durante o período de pandemia. “Em poucos cliques e em ambiente seguro, o usuário tem acesso a dentistas preparados para atendê-lo. Além disso, a possibilidade do agendamento é algo a ser destacado como um diferencial, conferindo maior conveniência e evitando a formação de filas no momento da busca pelas orientações”.

O executivo ainda ressalta que houve uma queda de 9% na sinistralidade dos planos odontológicos, quando comparados os dados do 2º trimestre de 2020 com as informações do mesmo período no ano passado. Nogi afirma que a empresa, a exemplo do que passou todo o segmento, percebeu uma redução significativa no índice de consultas presenciais em intensidade aderente à queda observada de sinistralidade no mercado como um todo. “Cabe a nós daqui para frente monitorarmos quais são os danos dessa suspensão parcial de atendimentos, que pode ocasionar uma demanda reprimida com impacto na sinistralidade futura dos planos”.

A OdontoCompany também seguiu a tendência e passou a oferecer teleatendimento. O serviço pode ser acessado através de uma plataforma especializada em teleconferência, na qual ficam armazenados dados sobre o beneficiário, como seu diagnóstico e histórico receituário. Dependendo do caso, os profissionais podem direcionar para apps mais simples, como o próprio WhatsApp, em que é possível ver a dentição do paciente através de foto e vídeo.

De acordo com o Dr. Paulo Zahr, presidente da companhia, um dos principais impactos sentidos durante a pandemia foi o aumento significativo do valor do dólar, que afetou a operação da companhia pois a empresa utiliza muitos produtos importados da Alemanha e EUA. “Para se ter uma ideia, tivemos um acréscimo de 500% no custo dos EPIs durante todo esse período. Por outro lado, a diminuição nos atendimentos presenciais, que caíram 40% na quarentena, também desestabilizou um pouco a balança”.

O executivo acredita na teleorientação como o futuro do segmento. “A teleodontologia é um produto que o mercado vinha adotando e alguns países já implementaram. No Brasil, a liberação foi favorecida em virtude da pandemia, mas deve permanecer mesmo após o término dela, pois representa o que há de novo no setor. Há, claro, algumas dificuldades, pois o tratamento é manual e requer a presença de um profissional e do paciente, mas o que compete a dúvidas e uma análise não tão detalhada e profunda, é possível fazer a distância”.

Para que o mercado volte a crescer, Nogi afirma compreender que há a necessidade de se trabalhar mais na conscientização da importância da saúde bucal para manutenção da saúde sistêmica, qualidade de vida e bem-estar das pessoas. “Uma rápida pesquisa nas ferramentas de busca científica trazem diversos estudos que demonstram a correlação existente entre as patologias bucais e desordens sistêmica diversas, como o agravamento de quadros de diabetes, hipertensão, artrite, pneumonia, cefaleia, bem como o estabelecimento de quadros de endocardite bacteriana que podem vir a se tornar fatais”.

Sobre as expectativas do futuro, o gerente da Unimed Odonto diz que a pandemia, por sua vez, fez com que as empresas acelerassem o seu processo de transformação digital, o que tem proporcionado mudanças na forma com que estas se relacionam com os diversos stakeholders. “Avalio que este processo de digitalização acelerada deverá trazer avanços significativos para o setor, contribuindo para a redução da assimetria de informação e progressivo empoderamento do cliente, o que certamente impulsionará as operadoras de planos odontológicos para um novo patamar operacional e de qualidade na entrega de seus serviços”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock